quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Barra ganha pista expressa elevada para desafogar trânsito


Congestionamento é um problema diário na Barra da Tijuca, devido a obras de mobilidade urbana prometidas para as Olimpíadas. No entanto, a inauguração de uma pista expressa elevada na Avenida Armando Lombardi, no sentido Zona Oeste-Zona Sul, promete melhorar a situação no bairro, a partir de amanhã. O trecho de 350 metros terá três faixas para carros.

Ao lado da nova via, há outras três faixas, sendo duas destinadas ao trânsito local, e outra para o retorno de veículos. Apesar da liberação das pistas, o local, que fica ao lado da futura estação Jardim Oceânico da Linha 4 do metrô, ainda passa por intervenções. A via elevada, no sentido Recreio, só deve ser liberada no mês que vem, pois algumas obras ainda estão em andamento. Segundo a Secretaria estadual de Transportes, ainda estão sendo construídos, por exemplo, retornos para carros em ambos os sentidos. 

SINALIZAÇÃO SERÁ REFORÇADA 

A travessia para pedestres também está em fase acabamento. A estrutura fica no mesmo nível da Avenida Armando Lombardi, sob as vias expressas elevadas. No momento estão sendo instalados o piso, o guarda-corpo de proteção e a ciclovia.

Segundo a secretaria, a CET-Rio reforçará a sinalização, e agentes de trânsito vão orientar a população, a partir de amanhã.

- É uma liberação importante, porque é uma via muito usada nas horas de pico - diz Joaquim Dinis, diretor de operações da CET-Rio. - Apesar disso, a melhora significativa na região vai ocorrer quando o retorno para veículos estiver pronto. Hoje, existe apenas a opção por baixo da Ponte da Joatinga.

Antes mesmo da liberação, moradores comemoram a nova pista. O gerente comercial Anderson Gomes conta que, desde o início das obras, passou a sair mais cedo de casa, no Recreio, para conseguir continuar chegando às 10h ao trabalho, em Ipanema.

- Antes de as obras começarem, fazia o percurso até a Zona Sul em pouco mais de uma hora. Hoje, não chego a tempo se eu sair com duas horas de antecedência. Imagino que vá melhorar, porque a saída de carro da Barra é muito complicada na parte da manhã. As novas faixas vão dar mais fluidez ao trânsito.



O Globo, Renan França, 07/jan