terça-feira, 12 de abril de 2016

Aplicativos de reforma ajudam a encontrar profissionais faz-tudo


Dentro da tendência que tem sido chamada de "uberização" da economia - em referência ao aplicativo Uber -, plataformas que fazem o meio de campo entre prestadores de serviço e clientes proliferam no mercado de reformas, manutenção e instalações domiciliares.

Entre as opções mais recentes está a Mão na Roda, cujo site foi lançado em janeiro deste ano, e o aplicativo em versão de testes está disponível para clientes convidados. A versão final, aberta a todos, chega em junho.

Além de pedreiros, eletricistas e encanadores, a plataforma facilita também o contato com técnicos para a instalação de home theaters e equipamentos eletrônicos.

O serviço pode ser solicitado gratuitamente. Depois que o pedido é feito via app, o cliente pode escolher entre os orçamentos de cinco profissionais cadastrados.

"No momento, temos 300 prestadores ativos. Com vários orçamentos, o cliente pode conseguir uma redução de até 40% no valor previsto para serviços elétricos e reparos", diz André Serra, fundador e sócio da Mão na Roda.

Sem conhecer ninguém no ramo, o bancário Raphael Rocha, 31, recorreu ao aplicativo para encontrar quem instalasse a parte elétrica e montasse uma estante na sua casa nova na Vila Maria, zona norte de São Paulo.

"Meu pai, que é pau para toda obra, sempre fez de tudo na casa, mas também nunca me ensinou nada. Tive que usar o aplicativo para instalar o chuveiro. Escolhi o prestador de serviço mais barato. Foi muito rápido, no dia seguinte o eletricista já estava na minha casa", diz.

No Brasil desde 2011, o Habitissimo tem 87 mil empresas e profissionais cadastrados. Cerca de 1,2 milhão de pedidos de reforma e construção foram atendidos pelo app criado na Espanha e presente em oito países da Europa e da América Latina.

As requisições são feitas com base na localização do cliente e dos profissionais, que podem se inscrever livremente na plataforma. Antes de contratar, é possível ver avaliações de outros usuários e fotos de projetos prontos.

"O Habitissimo só permite comparar os orçamentos e escolher o mais competitivo. Proporcionamos toda a informação para facilitar a escolha do profissional da mesma forma que o TripAdvisor faz no setor de hotelaria", conta a porta-voz Ingrid Irles. 

PREÇO É TUDO? 

Escolher apenas com base no preço pode ser arriscado quando os serviços são maiores e mais complexos, explica a consultora Fabiana Dias, diretora do site 100pepinos, com dicas para reformas.

"Você pode pedir um instalação de ar-condicionado, mas acabar com um profissional que só quebra a parede e não sabe nada de elétrica e hidráulica, seja porque você não conhecia o perfil do prestador ou porque não soube detalhar o pedido", diz.

A subjetividade nas avaliações também pode causar surpresas indesejadas, o que tem feito as empresas apostarem em regras mais rígidas para os fornecedores.

Para trabalhar com o Parafuzo, outro aplicativo de prestadores de serviço, os profissionais têm suas referências checadas e passam por treinamento presencial sobre como atender o cliente.

"Fazer uma curadoria foi a forma que encontramos para aumentar a qualidade dos serviços", afirma Eduardo Campos, CEO do aplicativo.



Folha de São Paulo, Julio Lamas, 12/abr