terça-feira, 5 de abril de 2016

Espaços exclusivos para os pets


Considerados por muitas pessoas como verdadeiros membros da família, os bichos de estimação também vêm ganhando cada vez mais espaços totalmente voltados para eles dentro dos imóveis. E assim como para qualquer outro cliente, arquitetos e designers capricham nos projetos que garantem aconchego aos pets, e ensinam ainda como garantir que esses locais ofereçam conforto, segurança e, acima de tudo, diversão para os bichos junto com seus donos. 

A criação de um espaço especialmente voltado para os pets ainda não é uma coisa corriqueira, mas, sim, feito por pessoas que são muito apaixonadas por seus animais, como explica o arquiteto, autor de vários projetos voltados aos bichos, Guilherme Galvão. A demanda ainda tímida acontece também por causa da despesa que adaptação nos locais ocasiona, no entanto, segundo o arquiteto, um pequeno investimento já pode proporcionar um cantinho especial para os bichos. "Com R$ 2 mil já é possível adaptar uma espaço da casa para os pets. É uma despesa bem relativa, que depende do espaço disponível e do que se quer criar. Em um dos espaços que fiz, utilizei móveis planejados de uma loja especializada em produtos para bichos. No entanto, uma caminha bacana, adesivos e enfeites já garantem um cantinho especial e cabe em qualquer orçamento", explica Guilherme. 

No entanto, para quem está disposto em investir no conforto do seu bicho, Galvão lembra que existem estruturas mais sofisticadas como gaveteiros com amortecedores e armários revestidos com tecidos impermeáveis, que apesar de mais caros, são fabricados pensando na segurança, higiene e praticidade para o ambiente dos pets. "A decoração geralmente depende de qual local da casa que o espaço vai ocupar. Já construí um desses ambientes dentro do quarto de uma menina e, nesse caso, todo espaço para o bicho utilizou os mesmos materiais e cores que já eram usados na decoração do cômodo. Mas se o pet for ocupar uma área externa da casa, como a varanda, por exemplo, isso fica mais livre. O que quase sempre acontece é esses locais terem um tom lúdico, pois muitas vezes ele vai ser utilizado para o bicho se divertir com os moradores da casa, e por isso quase sempre é colorido e cheio de brinquedos. A verdade é que nesse caso vale muito mais a pena pensar na diversão do que em ser chique", ressalta o arquiteto. 

Os espaços ociosos dos imóveis são frequentemente utilizados para essa finalidade, mas a escolha do local para os bichos também passa pelo tipo e, principalmente, pelo temperamento do animal, como explica a designer Ana Lucia Adriano. "Cachorro costuma demandar projetos mais fáceis, pois eles gostam de ficar no cantinho deles ou perto dos donos. Já os gatos são mais livres e gostam de explorar e observar os ambientes. Mas não se pode generalizar. Os bichos têm temperamentos totalmente diferentes e por isso dependemos sempre de uma conversa com os donos para saber do que seus animais gostam", afirma a designer. 

Um tempo para experimentar onde os animais se sentem à vontade na casa também pode ser uma alternativa para um bom projeto, segundo Adriano. Ela lembra ainda que em qualquer tipo de imóvel é possível criar um espaço para os pets da família. "As vezes é preciso testar um local e até modificar. No projeto que criei para gatos em um apartamento, primeiro colocamos nichos embaixo da cama da dona, supondo que eles queriam ficar por perto. Mas os bichos não gostaram e preferiram ocupar os que foram instalados nas paredes. Tem também os donos que querem uma estrutura apenas em um cantinho do imóvel e outros que criam locais para os pets em todos os cômodos. Muitos fatores contam para um espaço ideal, mas qualquer imóvel pode ter um canto voltado aos bichos. Vale lembrar também que hoje já existem muitas lojas com móveis e brinquedos próprios para a criação desses ambientes, mas quem quiser algo personalizado, precisa contar com um profissional", afirma Ana Lucia. 

Cuidados 

Ter um espaço reservado ao pet dentro imóvel também tem um impacto direto na saúde do animal, como explica a veterinária Janaína Carneiro. Segundo ela, quando o bicho reconhece um local como seu dentro de casa, fica menos perdido e por isso menos estressado. "Quando os pets sabem onde fica seu local para dormir, comer e fazer suas necessidades, ele faz menos sujeira e bagunça em casa, e assim provoca menos estresse também para seus donos. O mais importante é avaliar o tipo de animal que se tem, para preparar um local adequado e saudável", ressalta Janaína. 

Sempre que possível, os donos também devem consultar seus veterinários antes de investirem no espaço para seus bichos, de forma que possam transmitir para os arquitetos e designers as necessidades especiais e condições de saúde de seus bichos. Segundo Janaína, cada tipo de animal, raça e porte requer cuidados específicos, que fazem diferença em seu bem-estar. "O problemas mais comum dos animais criados em casa é a alergia provocada por produtos de limpeza. Muitos ficam com bronquites ou problemas de pele por causa disso. Estamos falando de cachorros e gatos, até porque é cada vez mais difícil ter animais silvestres em casa, e esses são ainda mais propícios a ficarem doentes em ambientes domésticos. Pisos escorregadios e objetos pontiagudos são especialmente perigosos para os felinos, já os cachorros costumam ter mais problemas articulares, que também pode piorar por conta de pisos inadequados. Por isso é importante contar com a avaliação de um veterinário. Mas como regra geral, sempre vale a pena apostar em pisos antiderrapantes, tecidos que antialérgicos e produtos específicos para esterilização do espaço dos bichinhos", conclui a veterinária.



O Fluminense, Habitação, 04/abr