Para quem gosta de novidade e praticidade na hora de decorar ou repaginar a casa, o uso de drywall (estrutura de aço galvanizado e chapa de gesso acartonado aparafusada) no teto é a tendência. Quase sempre preteridos nas reformas, o espaço agora está recebendo cada vez mais atenção de arquitetos e têm ganhado destaque na decoração. Se há até pouco tempo, os tetos eram lembrados apenas como um revestimento da laje ou um simples rebaixo.
Mas, hoje a realidade é outra. O uso cada vez maior do drywall nas construções brasileiras tem permitido aos profissionais da área soltarem a criatividade e ousarem nesta parte da casa. Sancas, tetos em curva, flutuantes ou recortados para iluminação embutida são alguns exemplos de possibilidades que o drywall oferece aos projetistas.
Segundo Omair Zorzi, gerente técnico da Knauf do Brasil, a peça oferece design diferenciado, permitindo a criação de ambientes mais sofisticados e aconchegantes. "Algumas chapas de drywall, por terem diferentes perfurações, proporcionam estética única, além de garantirem níveis distintos de absorção acústica", explica.
O gerente ressalta ainda que, além das inúmeras possibilidades estéticas, o drywall proporciona também extrema facilidade de manuseio, permitindo a passagem de fiação de maneira prática, além de ser capaz de esconder vigas e aproveitar colunas e espaços pouco utilizados.
"Por se tratar de um ponto delicado para decorar, os tetos costumavam apresentar aparência simples e padronizada, mas aos poucos, o uso do drywall tem mudado esse perfil", diz o gerente.