sexta-feira, 22 de julho de 2016

Túnel Prefeito Marcello Alencar


O Túnel Prefeito Marcello Alencar teve a sua segunda galeria inaugurada ontem. Há pouco mais de um mês, a prefeitura já havia aberto a via no sentido Zona Sul. Agora, o motorista também pode usar a passagem para ir do Aterro do Flamengo para o Centro da cidade. O trecho deverá receber de 20 mil a 30 mil veículos por dia, segundo estimativas da CET-Rio. Com 6,8 quilômetros de extensão, este é o maior túnel rodoviário do Brasil.

ERRO DE ORTOGRAFIA

O que chamou atenção na inauguração, no entanto, foi uma placa com um erro de português. A Concessionária Porto Novo, responsável pela instalação da placa, escreveu a palavra "extensão" com "ç". Segundo a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cedurp), o problema será corrigido hoje.

A expectativa do município é que o funcionamento completo da via expressa desafogue o trânsito não apenas das ruas do Centro, mas também dos túneis Santa Bárbara e Rebouças, que passaram a receber mais tráfego com a interdição da Avenida Rodrigues Alves para as obras, há mais de dois anos.

Projeções da CET-Rio apontam que o Túnel Rebouças deverá ter uma redução de 10% a 15% na quantidade de veículos em circulação durante o rush da manhã. A queda, no fim da tarde, deverá ser de 20% a 25%. No caso do Santa Bárbara, a expectativa é que haja uma queda no movimento de 15% a 20% pela manhã e de até 25% no fim do dia.



Extra, 22/jul