Atualmente, podemos afirmar que a valorização do capital humano é o maior e mais importante investimento que uma empresa pode fazer. A prática valoriza não apenas os trabalhadores, que se sentem atraídos por um ambiente de trabalho em que são incentivados a crescer pessoal e profissionalmente, mas também a empresa, que se torna alvo para novos talentos.
Neste contexto, investir nos colaboradores pode ser considerado uma vantagem competitiva e um passo à frente dos concorrentes mais diretos.
Capital humano: o que é isso?
Como o próprio nome sugere, o capital humano, ou força de trabalho, está ligado à capacitação e ao desenvolvimento dos trabalhadores de uma empresa.
É necessário que todo colaborador reúna conhecimento e habilidades técnicas, assim como experiência, para que as atividades desenvolvidas por ele reflitam em valor financeiro para a empresa e valor pessoal para ele próprio.
A empresa deve aproveitar e valorizar estas características para formar equipes de alta performance, ou seja, times altamente capacitados e com experiência suficiente para levar a empresa a uma posição de destaque em seu segmento.
Portanto, investir em seus colaboradores traz inúmeros benefícios à empresa e ao próprio colaborador.
Como investir no capital humano?
Para criar ações de investimento nos colaboradores, o gestor e os profissionais de RH devem trabalhar em conjunto, levando em consideração as necessidades da empresa e um conhecimento do organograma.
Saber exatamente os cargos que existem na empresa e as funções desenvolvidas por cada um permite que o gestor consiga identificar os pontos de atenção em funcionários. Dessa forma, as ações ficam mais focadas e as chances de sucesso se tornam bem maiores.
Confira uma lista de sugestões de práticas para investimento no capital humano:
Valorização das equipes
A empresa que investe no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de seus colaboradores é a que tem o maior índice de satisfação dos próprios colaboradores em relação ao ambiente de trabalho.
Para o trabalhador, o investimento da empresa está relacionado à valorização do trabalho executado e à intenção de permanecer contando com ele em médio e longo prazo. As equipes se tornam mais engajadas com as metas da empresa.
Autonomia dos colaboradores
Os colaboradores que se sentem confortáveis e possuem a autoconfiança necessária para tomar decisões se sentem valorizados e são mais engajados.
No entanto, é importante ressaltar que essa autoconfiança é desenvolvida pelo líder, que deve incentivar e, em alguns casos, até mesmo resgatar a autoconfiança de seus colaboradores, conferindo-lhes a autonomia necessária para que assumam e decidam sobre suas responsabilidades todos os dias.
Plano de cargos e salários
Oferecer um plano de cargos e salários bem estruturado aos colaboradores é uma forma segura de investir na força de trabalho e engajar as equipes.
Diante de um mercado tão competitivo, a retenção de talentos se torna ainda mais difícil e oferecer condições para que os colaboradores se desenvolvam pessoal e profissionalmente é um dos caminhos mais sólidos para que a empresa alcance seu objetivo.
Além disso, promover um colaborador que já está totalmente integrado à cultura da empresa é muito mais vantajoso profissionalmente, sem contar que é menos oneroso à empresa do que contratar outra pessoa.
Prêmios e bonificações
Premiações e bonificações também são importantes para investir e incentivar o aprimoramento constante de suas equipes. Estas práticas possuem um simbolismo importante e, para as equipes, também representa uma forma de valorização e investimento.
Como mostrado acima, o investimento pode se dar de diversas maneiras. O importante é que as equipes sejam lideradas por gestores justos e sensíveis para identificar suas necessidades e incentivá-las a ser sempre as melhores versões de si mesmas.
Cursos, Workshops e Especializações
Também fazem parte da estratégia de investimento os cursos, workshops e especializações, para os colaboradores que demonstram interesse em adquirir novas habilidades técnicas e que apresentam potencial para ocupar cargos de liderança.
A empresa pode optar por fazer esse investimento e usufruir dos benefícios dos aprendizados que serão aplicados nos trabalhos dentro da própria empresa, melhorando a produtividade e a qualidade dos resultados.
Qual a importância desse investimento?
O investimento no time de colaboradores de uma empresa é muito importante e traz inúmeros benefícios, agregando valores nas competências técnicas da equipe, melhorando a produtividade e proporcionando a redução de custos. Além disso, reduz as falhas de execução das atividades e aumenta o engajamento de todos os envolvidos.
Sem dúvida, o capital humano é um dos pilares que confere diferenciais e eleva a competitividade de qualquer organização.
Blog Sienge, 14/jul