segunda-feira, 12 de julho de 2021

Trabalho com eletricidade: evite acidentes nas obras

Segurança é essencial em todas as etapas de uma obra e, quando o assunto são as instalações elétricas temporárias, necessárias em qualquer tipo de construção, os cuidados precisam estar no radar do empregador e dos trabalhadores. Para que essas instalações não apresentem qualquer tipo de risco aos profissionais que estão trabalhando no local e ao entorno, o primeiro passo é garantir que sejam executadas conforme projeto elétrico que atenda às disposições exigidas na NR 10, que determina as diretrizes para segurança em instalações elétricas.

Também requer atenção que apenas profissionais especializados devem ser designados para os serviços elétricos, seja em obra de pequeno, médio ou grande porte, sempre utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados.

EQUIPAMENTOS ESSENCIAIS

Botina de segurança

Para que o trabalhador fique seguro é preciso um equipamento capaz de isolar a eletricidade. O ideal é que as biqueiras das botinas sejam de polipropileno ou de composite. Para saber quais desses calçados realmente podem proteger nessas situações, existe uma certificação de aprovação do Ministério do Trabalho que comprova a eficiência e atesta tecnicamente a adequação da botina para estes ambientes.

Luva de Segurança

É um EPI essencial para o trabalhador. As luvas de proteção garantem a segurança na manutenção de instalações e serviços com eletricidade em geral.

Manga Isolante de Borracha

Protege os braços e proporcionam mais segurança, reforçando a proteção e isolamento contra eletricidade.

Cinto de Segurança

Sim, muitas vezes é preciso que o trabalhador trabalhe nas alturas. O cinto de segurança para eletricistas é específico para proteger o trabalhador do risco de choque elétrico.

Vestimentas Especiais

Camisas e calças especiais contra agentes térmicos provenientes do arco elétrico, dependendo da situação, são fundamentais.

ATENÇÃO À NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

A NR 10 é uma importante norma que, quando seguida à risca, ajuda a diminuir os acidentes com eletricidade. Essa norma deve ser aplicada em todas as empresas onde os trabalhadores desempenham funções de transmissão, geração, distribuição ou consumo de energia. Uma das determinações da Norma é o treinamento obrigatório de, no mínimo, oito horas, para profissionais que trabalham com linhas energizadas ou em situações de risco correlatas.

Além disso, as empresas devem capacitar seus colaboradores anualmente, através de um treinamento de reciclagem que aborde os riscos e procedimentos para evitar acidentes elétricos.

REALIZAR MANUTENÇÕES PERIÓDICAS

A realização de manutenções preventivas em todos os equipamentos e maquinarias industriais é absolutamente fundamental para evitar problemas futuros. Uma máquina com defeito é uma fonte geradora de problemas e representa, sobretudo, um grande risco para o trabalhador.

É importante se atentar também às datas de validade dos EPIs, assim como ao Certificado de Aprovação (CA). Depois da compra do equipamento, é preciso cumprir a validade que o fabricante estipulou para o EPI, pois isso demonstra que ele continua em boas condições e protegerá o trabalhador de acordo com as especificações.

INVISTA EM TREINAMENTOS E DDS

O sucesso na construção depende de vários fatores e um deles é o engajamento do time de colaboradores. O treinamento é essencial para que as medidas de segurança sejam aprendidas pelos trabalhadores, assegurando a proteção de todos. A capacitação para a realização das tarefas, a conscientização sobre as medidas de controle, os riscos envolvidos e a importância da utilização dos EPIs contribui para que ocorra um menor número de acidentes de trabalho.

O conhecimento dos procedimentos de segurança da NR 10, o uso de equipamentos de segurança específicos para eletricidade e a realização de treinamentos são medidas que, se aplicadas em conjunto, garantem a segurança e o bem-estar de todos na empresa, preservando a qualidade de serviço e a produtividade na realização de tarefas de manutenção elétrica.

PROFISSIONAIS ELETRICISTAS

Não mexa na instalação caso não entenda bem do assunto ou não se sinta confiante para isso. Deixe sempre a instalação elétrica nas mãos de profissionais!

Aos profissionais do setor, é preciso atenção: exigir os equipamentos de segurança, procurar se informar sobre as normas que regem sua área de trabalho, trabalhar com atenção e ser consciente dos riscos e medidas de prevenção contra acidentes.

Portal ESO, 12/jul