quinta-feira, 15 de julho de 2021

Medicina ocupacional é determinante em tempos de pandemia

Ainda que o programa de vacinação contra a Covid-19 esteja em curso, a necessidade de prevenção contínua é uma realidade. Diante deste cenário, é preciso que as ações sanitárias de combate ao coronavírus estejam na ordem do dia, para proteção dos trabalhadores e de todos que estão no regime presencial de trabalho. Neste ponto, a medicina ocupacional tem um papel determinante.

De acordo com a gerente médica de saúde do Seconci-Rio, Gilda Maria, os serviços de medicina do trabalho são fundamentais para a contenção da transmissão do novo coronavírus. “É o médico do trabalho que possui autonomia para definir aqueles que estão no grupo de risco e, principalmente, discutir medidas preventivas, seguindo uma série de critérios”, diz ela, acrescentando que este profissional deve participar ativamente na definição da política de saúde adequada para a empresa.

Ela destaca que a medicina ocupacional também direciona a prioridade no atendimento a trabalhadores com sintomas respiratórios e avalia a necessidade de realização dos exames ocupacionais. “Para aqueles que estão em campo, o médico do trabalho pode contribuir com orientações importantes relacionadas às medidas sanitárias que evitam a propagação do vírus, como a frequência e a forma de higienização das mãos”, afirma Gilda.

Seconci-Rio oferece assessoria em SST

O momento é de contar com uma assessoria em saúde e segurança no trabalho atuante. O Seconci-Rio continua oferecendo uma série de serviços para as empresas contribuintes, para apoiar os gestores e os trabalhadores nesse momento de combate à COVID-19, para garantia da produtividade com máxima segurança e respeito às exigências legais.

Para saber como o Seconci-Rio pode auxiliar sua empresa entre em contato conosco: (21) 2101-2555 / (21) 3550-4590.

SECONCI, 15/jul