sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Zona do euro confirma inflação de 9,1% com alta nos preços de energia e alimento

Da taxa, 3,95 pontos percentuais vieram de energia mais cara, e 2,25 pontos de alimentos, álcool e tabaco.

A inflação na zona do euro atingiu outro recorde de 9,1% em agosto, confirmou o escritório de estatísticas da União Europeia Eurostat nesta sexta-feira (16), impulsionada pela disparada de preços de energia e alimentos.

A inflação dos preços no consumidor nos 19 países que utilizam o euro aumentou 0,6% em termos mensais e 9,1% na comparação anual, a taxa mais elevada desde a criação do euro em 1999.

Em estimativa preliminar no final de agosto, o Eurostat havia informado uma variação mensal de 0,5%. O valor anual de 9,1% não foi revisado.

O Eurostat disse que 3,95 pontos percentuais da variação da inflação no ano vieram de energia mais cara – com custos aumentando devido à invasão da Ucrânia pela Rússia – e 2,25 pontos, de alimentos, álcool e tabaco. Mas mesmo excluindo os preços voláteis de energia e alimentos não processados (o que o Banco Central Europeu chama de núcleo de inflação) os preços ainda estavam 5,5% acima do ano anterior, de 5,1% em julho.

Os bens industriais ficaram 5,1% mais caros do que 12 meses antes, com os preços dos serviços subindo 3,8%.

O BCE, cuja meta de inflação é de 2%, na semana passada elevou suas principais taxas de juros em 75 pontos-base e prometeu mais altas.

Reuters, 16/set