sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Como aproveitar as próximas grandes promoções de imóveis


Diante do excesso na oferta de imóveis, construtoras  e imobiliárias realizam feirões e campanhas promocionais para tentar desovar suas unidades em estoque.

Grandes companhias, como PDG e MRV, e empresas regionais de menor porte têm ações programadas até setembro.

A partir desta sexta-feira (15), a MRV promove saldões em estacionamentos de shoppings e supermercados localizados em 15 cidades do país, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Já a PDG fará uma ação de venda aberta ao público em sete estados neste final de semana. Ao todo, a construtora pretende dar descontos em cinco mil unidades.

A administradora de imóveis  Lello também pretende ofertar, a partir de setembro, cerca de 1,5 mil unidades no Estado de São Paulo com abatimentos no preço. Elas serão reunidas em um hotsite. A oferta de casas  e apartamentos na imobiliária  cresceu 15% em relação ao ano passado.

Para Claudio Tavares Alencar, professor do núcleo que analisa o mercado imobiliário da Universidade de São Paulo (USP), os eventos podem ser uma boa opção para o consumidor. "Há mais empresas realizando ofertas. O comprador está com poder para barganhar".

Descontos, mas nem tanto

Apesar de as empresas alardearem preços até 30% mais baixos, Alencar ressalta que as maiores ofertas se restringem a poucos imóveis. "São unidades mais caras e coberturas", aponta. É mais comum observar descontos de 6% a 15% nos eventos.

Nestas campanhas, a maior parte das ofertas é de unidades prontas para morar. As construtoras têm pressa para vendê-las porque precisam arcar com custos de condomínio enquanto elas permanecem em sua carteira.

É possível encontrar também unidades em construção, que não foram vendidas durante o lançamento do empreendimento. "Mas os maiores descontos se referem a imóveis prontos para morar", ressalta Alencar.

Cuidado com a compra por impulso

Os saldões de imóveis costumam ter um ambiente que seduz o potencial comprador e incentiva as compras por impulso, alerta o consultor financeiro Mauro Calil.

Para quem está começando a procurar a casa própria , a sugestão de Calil é realizar apenas uma pesquisa de mercado durante a visita aos eventos. "É possível verificar preços e quais bairros estão mais valorizados", conta.

Mas, mesmo para quem já realizou uma pesquisa prévia e identificou uma oportunidade, Calil não recomenda a compra durante o saldão. "O comprador não deve realizar a aquisição sem visitar o imóvel".



Exame online, 15/ago