segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Como levar a sustentabilidade para dentro de casa


Da torneira com sensor automático que funciona a bateria à cobertura em formato de onda que facilita a circulação interna do ar, melhorando as condições térmicas do interior da casa. Na Expo Arquitetura Sustentável, que acontece de terça a quinta, em São Paulo, será apresentada uma série de produtos e soluções inovadoras, já disponíveis no mercado.

Os exemplos vão desde a aplicação desses produtos em casas-conceito à apresentação de projetos de arquitetura que serão realmente construídos. É esse o caso da "Casa 88°". O imóvel que será construído na Fazenda Boavista, em São Paulo, terá 600 metros quadrados e foi projetado pelo escritório Atelier O'R para um cliente que queria ter uma casa 100% sustentável.

- Não é possível atingir 100% de sustentabilidade. Só em construir já não está sendo sustentável. Mas, com esse projeto, procuramos minimizar o impacto negativo e maximizar o positivo - conta Patricia O'Reilly, arquiteta e diretora do escritório.

O nome, Casa 88°, faz uma referência a uma graduação criada por seu escritório para medir a sustentabilidade de uma edificação. A máxima seria atingida ao respeitar 88 premissas, que estão previstas nesse projeto. O conforto térmico é um deles, que, nesse caso, é facilitado pela cobertura em formato de onda sustentada por vigas de tamanhos diversos. Os pontos mais altos foram planejados para permitir a saída do ar quente, o que ajuda a diminuir os efeitos de ilha de calor no interior da casa.

O beiral também foi projetado de forma que seja estreito o suficiente para permitir a entrada do sol do inverno, mas largo o bastante para barrar o do verão, mais intenso. E, nas áreas de laje plana, a casa tem telhado verde que também ajuda a resfriar o interior dos ambientes. Com 200m² de área descoberta, o imóvel ainda terá paisagismo com espécies nativas, além de painéis fotovoltaicos para produzir parte da energia consumida, captação de água da chuva e uso de madeira certificada.

- Não estamos inventando a roda. Apenas fizemos uma escolha criteriosa dos materiais usados e resgatamos conceitos que já existem há muito tempo na arquitetura - conta Patricia, que fez um consórcio com outras três empresas para a construção: Gaia Construtora, Mado Janelas & Portas e Rewood Madeira Laminada.


Já a "Casa Aqua" será montada na feira para apresentar, in loco, soluções que podem ser levadas para dentro de casa. A construção será toda a seco com steel frame e wood frame. A telha utilizada é feita com papelão e um produto derivado do petróleo (pouco sustentável, mas melhor que o amianto). E sua posição foi invertida para facilitar a coleta de água da chuva e aumentar a ventilação natural no interior da casa.

O projeto prevê ainda a cogeração de energia, através de painéis fotovoltaicos e geradores eólicos. E do uso de torneiras com sensores de presença que funcionam a bateria - carregadas pela energia criada pela própria água. Além de descargas com fluxo até 25% menor.

- Todo mundo pode ter um pouco da "Casa Aqua" em sua casa. Mas deve adotar a solução que for melhor para o seu caso - explica Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech, empresa responsável pela casa-conceito.



O Globo, Morar Bem, 24/ago