terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Cozinhas americanas em novas versões


Práticas e com um design descolado, as cozinhas americanas já caíram no gosto do brasileiro há algum tempo. Inicialmente, a falta de parede entre sala e cozinha se tornou um coringa para otimizar espaços pequenos. Entretanto, com a tendência de integrar ambientes, especialmente para quem gosta de receber e cozinhar para amigos, novas versões estão ganhando força, como o uso de portas de correr, armários embutidos no teto e mesas ao invés de balcões na divisa dos cômodos. De acordo com a arquiteta Cristina Bezamat, a opção por mesas de jantar nas salas é, inclusive, uma forte tendência para este ano.

- O tipo balcão, próprio de apartamentos menores, não é confortável e já é modelo batido. Ao trazer uma mesa maior para esse tipo de ambiente, valorizamos esteticamente o espaço, alem de ser mais acolhedor - defende a arquiteta, que ressalta, ainda, a importância de uma decoração harmoniosa, com o uso de materiais padronizados.

PISOS E MADEIRAS IGUAIS

- Os ambientes são integrados e, assim, os donos do imóvel podem abusar da criatividade. Mas a ideia é manter um bom padrão dos materiais utilizados. Não adianta ter uma sala bacanérríma e uma cozinha sem o mesmo estilo - afirma Cristina.

Usar o mesmo piso é um truque também utilizado pelo arquiteto Chicô Gouvêa, que não só projeta cozinhas abertas para seus clientes, como o fez em sua própria casa:

- É importante sentir que o espaço é único e não que você só quebrou a parede e juntou tudo - pontua o arquiteto.

Integração é a palavra de ordem, mesmo em novas versões. Em um apartamento na Zona Sul, além do mesmo piso em tons claros e na madeira como peças-chave dos ambientes, a arquiteta Paola Ribeiro apostou em uma mesa central com um armário embutido bem acima dos compartimentos de pia e fogão que separam (ou unem) sala e cozinha. Um décor que arremata o aproveitamento de espaço.

E se um dos receios de tais modelos de cozinha é que aquele indesejável cheiro de fritura se espalhe, Cristina explica que o odores não tão agradáveis podem ser vedados. Uma das soluções apontadas pelos arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos foi a de ter uma janela próxima ao fogão e, assim, ajudar na exaustão do cheiro.

- Cozinha aberta é para quem gosta de cozinhar. É muito mais agradável nesse momento estar junto dos amigos do que ficar trancado só em outro ambiente. Quem se incomodar com o cheiro que vai para a sala, pode colocar uma porta de correr no ambiente - finaliza Chicô.



O Globo, Morar Bem, 22/fev