terça-feira, 14 de julho de 2015

Semana Design Rio já recebe inscrições de profissionais


Caminhando para sua terceira edição, a Semana Design Rio, promovida pelo GLOBO com apoio do governo estadual, quer por meio de palestras, oficinas, exposições, workshops e bate-papos democratizar o acesso ao design e reforçar a posição do Rio como polo da indústria criativa. O evento, que reunirá designers e apaixonados pelo tema, tomará conta do Jockey Club Brasileiro, na Gávea, de 4 a 8 de novembro. E profissionais da área que tenham interesse em transformar suas atividades em atrações da semana já podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 1º de setembro. Basta acessar o site oglobo.com/projetos/atividadesSDR.

Organizadora do evento, Diana Lobo conta que, entre 4 e 8 de novembro, ações relacionadas ao tema que acontecerem em outros pontos da capital poderão ser incorporadas à Semana Design Rio, cujo tema este ano é "Atividades pela cidade e distritos criativos". As atividades poderão ser realizadas em lojas, ateliês, centros culturais, escritórios, coletivos, fábricas ou qualquer outro local que receba um evento relativo ao universo do design.

- Nesta edição, temos mais uma oportunidade de envolver toda a cidade e reforçar os distritos criativos, convidando os cariocas a experimentarem o design por toda parte, com atrações que irão muito além do Jockey Club - destaca.

Além dos cinco dias com diversas atividades no Jockey Club, a Semana Design Rio conta com a exposição Rio+Design, com os destaques da produção anual carioca e fluminense. A mostra é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio. Nesta edição, o Jockey Club também vai abrigar o primeiro Mercado Design Rio, uma feira de produtos de design que porá em contato o produtor/ designer com o público final.

Diana lembra que o design é um assunto amplo. O evento, para ela, é mais do que uma troca de experiência entre os profissionais.

- Participar da semana é uma oportunidade de mostrar diferentes pontos de vista e aplicações do design, não só como fim, mas, principalmente, como processo. É uma ocasião em que o Rio respira o assunto e os profissionais têm a oportunidade de interagir não só com quem já faz parte desse mercado, mas com o público final. Um público que, cada vez mais, tem se mostrado ávido por aprender sobre o assunto e por fazer parte desse movimento - diz.

DISTRITOS CRIATIVOS

Nesta edição, a Semana Design Rio quer trazer o foco para a indústria criativa de uma forma mais abrangente. No ano passado, segundo Diana, o evento começou a desvendar o grande potencial da região do Porto, até então representada pelos ocupantes da antiga fábrica da Bhering. Agora, a ideia é ampliar essa participação.

- Assim, vamos dar visibilidade às inúmeras iniciativas que são desenvolvidas ali - comenta a organizadora.

Ela acrescenta que não apenas a região do Porto será apresentada como um distrito criativo (local de concentração de grande número de atividades relacionadas ao design). Na lista estarão ainda a área da Lavradio-Tiradentes e o Jardim Botânico.

Pela segunda vez participando da iniciativa, o representante do distrito criativo do Jardim Botânico, Henrique Bertini, está otimista.

- Poderemos estimular esses distritos para que desenvolvam outras possibilidades. Para essas áreas, é algo comercialmente bastante interessante - diz ele, acrescentando que no Jardim Botânico há lojas de designers, ligadas à moda e galerias de arte.



O Globo, Rodrigo Bertolucci, 14/jul