quarta-feira, 9 de setembro de 2015

De volta aos anos 20


Três sobrados do início do século XX, construídos na Rua do Lavradio, parte do Corredor Cultural do Centro, estão voltando, após anos de descaso, à antiga forma. A única fachada ainda de pé vem sendo restaurada. As outras duas, destruídas ao longo dos anos, passam por uma reconstrução de acordo com o modelo original. Para descobrir as características usadas em 1927, quando os três foram erguidos, arquitetos fizeram uma pesquisa sobre a história dos imóveis no Arquivo Geral da Cidade, onde encontraram os registros legais e plantas antigas. Engana- se quem pensa que uma transformação tão cuidadosa dará lugar a um centro cultural ou restaurante charmoso: os casarões abrigarão, até o fim deste ano, duas delegacias.

O governo do estado, responsável pela reforma, iniciada em setembro do ano passado, investe R$ 5,7 milhões para o local abrigar a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Não será um destino totalmente estranho aos prédios. Se, no início do século, eles eram espaços de uso misto, com lojas embaixo e moradias no pavimentos superiores, nas últimas décadas, serviram de endereço para vários órgãos da Polícia Civil.

- Os sobrados abrigaram várias delegacias, incluindo as de Repressão a Crimes de Informática e a de Repressão aos Crimes Organizados, mas nenhuma delas por muito tempo. Como precisavam passar por uma grande reforma, decidimos juntar ali as duas delegacias ligadas à criança e ao adolescente - explicou o coordenador geral do projeto Delegacia Legal, Cesar Campos.

Situados na Rua do Lavradio 155, 157 e 159, na Lapa, os prédios terão entradas independentes. Dois deles vão abrigar as delegacias e um terceiro será transformado em um pequeno estacionamento. O complexo vai ocupar uma área total construída de 1.703 metros quadrados, em três andares. O prédio da DCAV será o maior, com 912 metros quadrados.

Como se tratam de imóveis situados numa área de corredor cultural, que integra o Plano de Preservação Paisagística e Ambiental para as Áreas Consideradas de Interesse Histórico e Arquitetônico Localizadas no Centro, toda a obra teve acompanhamento e orientação do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, segundo Cesar Campos.

- O projeto também esteve sujeito à aprovação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Cada um dos prédios terá uma cor diferente, seguindo uma orientação da prefeitura. Mas, se do lado de fora mantivemos as característica de prédios antigos, no interior dos imóveis fizemos todas as adaptações necessárias e construímos ambientes modernos, claros e informatizados, equipados com ar- condicionado. Na DCAV, teremos, inclusive, brinquedoteca para as crianças - informou Campos, que planeja inaugurar as novas delegacias em novembro.


O Globo, Simone Candida, 09/set