O grafiteiro Toz vem fazendo uma arte elevada - literalmente. Uma das laterais do hotel Marina Palace, na orla do Leblon, está ganhando o colorido do baiano, que, desta vez, tem à sua disposição uma "tela" de dez metros de largura e 75 de altura, o equivalente a 26 andares.
- O desafio não é só pintar um painel grande, mas encarar a adrenalina de estar lá no alto. Meu recorde era um grafite de 30 metros de altura, num hostel em Santa Teresa. Agora, comprei até equipamentos de alpinismo - conta o artista.
O tema da instalação, "Alegria, alegria, trago a cidade amada em três dias'', foi escolhido em votação popular pela internet. Para ilustrá-lo, Toz escolheu dois de seus personagens: a boneca Nina e o vendedor de alegria, inspirado nos comerciantes de bolas de vinil na praia.
- Vou fazer uma bola de cristal na mão da Nina, para misturar um pouco da magia dela com a do vendedor de alegria - adiantou ele.
Segundo Toz, o painel deve ficar pronto até domingo.
- Se São Pedro ajudar - brinca o grafiteiro, que já expôs em galerias Brasil afora e no exterior.
Para o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), Pedro da Luz, há muitos edifícios que podem ser explorados por artistas como Toz. Mas ele sugere discussões sobre as intervenções.
- Vejo o trabalho no hotel como algo positivo. Mas deveria haver um debate sobre os locais da cidade adequados para tais iniciativas.