Ficou no passado aquele imóvel sem personalidade, em que o proprietário tinha que se adaptar ao que foi comprado. Hoje, para cativar o cliente, as construtoras oferecem a oportunidade de deixar a unidade com o jeito do dono. Especialistas dizem que a tendência está cada vez mais em alta, já que o futuro morador não vai precisar se preocupar em fazer obras ou reformas.
"Levar em consideração o desejo individual do consumidor é importante e agrega valor ao imóvel", explica Claudio Hermolin, diretor regional da PDG Rio.
Em Jacarepaguá, a empresa tem o Evidence, com apartamentos de dois e três quartos, que podem ser entregues com cozinha tradicional ou cozinha americana, de acordo com a escolha do cliente. No Unique, empreendimento na Av. Marechal Rondon, São Francisco Xavier, o morador pode optar por receber a cobertura com um quarto ou uma sala.
A Even criou o sistema Excluseven, onde o cliente tem autonomia para mudar as plantas de acordo com as opções disponíveis e escolher os acabamentos e itens como cores de paredes. Na segunda fase do Up Barra Mais, em Jacarepaguá, que a empresa lançará no fim de semana, o cliente que fechar negócio poderá optar pela mudança da cozinha para cozinha americana ou ampliação da sala.
No Neolink Stay Apartments, da Dominus, na Barra da Tijuca, os apartamentos têm dois quartos, sendo um reversível com opção de sala ampliada.
A João Fortes oferece o Option Line de planta, que pode ser contratado até seis meses após o lançamento do empreendimento, sem custo adicional para o cliente. As opções são oferecidas de acordo com cada empreendimento.