terça-feira, 13 de outubro de 2015

Os dez bairros mais fortes do que a crise


Na contramão da queda generalizada de preços, imóveis das zonas Norte e Oeste do Rio estão mais valorizados. É o que mostra uma pesquisa do site VivaReal. De acordo com o levantamento, dez bairros tiveram elevação de até 7,1% nos preços de venda no terceiro trimestre deste ano em comparação com o anterior.

Apenas um bairro da zona Sul do Rio, o Catete, integra a lista, em último lugar. Nos três primeiros lugares, estão Realengo, Brás de Pina e Moneró, na Ilha do Governador.

Especialistas do mercado apontam vários fatores para a valorização. O vice-presidente executivo do Viva Real, Lucas Vargas, explica que esses bairros vêm se destacando porque o "boom" que houve em outras regiões já não existe mais:

- De 2010 a 2012, a gente teve Barra da Tijuca, Recreio, essa região da Zona Oeste se valorizando. Também naquele período, parte da Zona Norte se valorizou, como São Cristóvão. Agora, é claro que esses bairros que já passaram por seu ciclo de desenvolvimento têm dificuldade de continuarem
se valorizando.

Segundo Alexandre Pelliccione, diretor da Local Negócios Imobiliários, a alta se deve ao aumento da procura por imóveis de até R$ 300 mil, comuns nesses locais:

- A dificuldade está na aprovação do crédito, mas a demanda existe.

Já Ariovaldo Rocha, vicepresidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio (ADEMI-RJ), destaca que os imóveis dos bairros mais valorizados se caracterizam por oferta limitada ao gabarito, ou seja, ao número máximo de pavimentos em edificações.

- Em função da dificuldade da oferta, automaticamente o preço tem um acréscimo - finaliza Rocha.

Ruas ao lado da Avenida Brasil mais cotadas

Os corretores de imóveis que atuam os bairros da zona Norte destacam que, apesar de os bairros terem se valorizado, nem sempre o cenário se comporta da mesma forma em todas as ruas que compõem cada um deles.

Em Realengo, por exemplo, os especialistas destacam que a parte mais próxima à Avenida Brasil é mais desvalorizada em relação aos imóveis que ficam em ruas próximas às avenidas Santa Cruz e Marechal Fontenelle.

Além disso, corretores das regiões disseram que, apesar da valorização dos últimos meses, os preços de agora em diante tendem a cair, devido à crise econômica.



Extra, Imóveis, 11/out