quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Premiação para os melhores da decoração e da arquitetura


A Villa Aymoré, na Glória, esteve em festa ontem à noite, durante a sétima edição do prêmio O GLOBO/ Casa Cor. Arquitetos, decoradores, designers, artistas e entusiastas do tema se reuniram para o anúncio dos profissionais que se destacaram em 11 categorias. Aos vencedores, foi entregue um troféu, em forma de tijolo, criado por Rodrigo Calixto. O restaurante Glória 25 Bis, de Luiz Fernando Grabowsky, ganhou na categoria Melhor Projeto. Com ambientes que integram área de refeição, lounge e cozinha aberta, ele lançou mão das cores bege, laranja, cinza e marrom e revestiu o salão com materiais naturais, como linho, couro e algodão. Mesas e cadeiras também tinham texturas variadas, como madeira, vidro e laca.

Bruno Carvalho e Camila Avelar, do BC Arquitetos, levaram o prêmio de Projeto Mais Original pelo ambiente Ao Ganso Azul Bar. O júri gostou do lounge com pegada industrial e paredes forradas por folhas de dicionário. A cadeira Bola, de Lina Bo Bardi, móveis antigos de Arnaldo Danemberg e bancos industriais também foram usados. Foi o Studio ro+ ca, da dupla Carlos Carvalho e Rodrigo Beze, que recebeu o prêmio de Ambiente Com Mais Humor. Tubulações aparentes, paredes descascadas e móveis de design contemporâneo decoram o sobrado feito sob medida para um jovem casal.

Lia Siqueira, com seu Ateliê 35 A, ganhou na categoria Ambiente Com Melhor Design Autoral. Ela desenhou, em parceria com a Etel, os módulos Moa, que formam uma estante. No banheiro da suíte, destaque para os misturadores Pinha, criados por Lia, em cobre red gold.

O prêmio de Melhor Uso de Obras de Arte foi para Gisele Taranto, que fez o seu Lab LZ com peças de artistas internacionais e nacionais, como Vik Muniz e Angelo Venosa. A curadoria de arte ficou a cargo de Vanda Klabin.

E em qual ambiente foi feito o Melhor Uso da Luz? Para o júri, foi na Garçonnière, de André Piva e Vanessa Borges. A iluminação é indireta, para dar o clima do espaço, que tem como inspiração o livro "La garçonne", de Victor Margueritte. Na releitura, arte, literatura, romantismo e sensualidade se combinam.

Paola Ribeiro foi quem conseguiu traduzir da melhor maneira a alma carioca, com o Living da Praia. O ambiente - com estilo alegre, casual e sofisticado - ganhou tons de azul, cortinas fluidas, almofadas coloridas e peças de madeira. A escada que liga o térreo ao segundo andar foi transformada em estante para livros - um charme. Fotos de Claudio Hedinger, Claudia Jaguaribe, João Orleans e Bragança, Maritza Caneca e Thomas Baccaro dão personalidade à sala.

Passado e presente se encontraram na Casa dos Cocares, de Marina Linhares, que já é conhecida por misturar móveis de períodos variados. Já elegância é com Maurício Nóbrega, que levou o prêmio na categoria. O Estúdio dos Colecionadores foi pensado por ele para acomodar um casal de marchands que mora e trabalha no mesmo lugar. Assim, os afazeres do dia a dia se misturam a peças de arte e a móveis antigos de origens portuguesa e francesa. Anna Luiza Rothier ganhou na categoria "Melhor paisagismo nos pátios". Já o prêmio especial ficou com Paula Bergamin, que projetou o jardim Frida Kahlo.

O presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Washington Fajardo; a curadora de arte Mara Fainziliber; a estilista Isabela Capeto; o publicitário Armando Strozenberg; e o chef Rafa Costa e Silva formam o júri, que tem ainda a editora do caderno Ela, Ana Cristina Reis, a jornalista Suzete Aché e a editora assistente do Ela Digital, Fernanda Baldioti.



O Globo, Lívia Breves, 07/out