terça-feira, 20 de outubro de 2015

Estudo aponta crescimento nas vendas


Um estudo pela Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras) aponta aumento nos lançamentos (+3,2%), nas unidades vendidas (+2,6%) e nas entregas (+1,0%). No trimestre encerrado em agosto foram lançadas 13.710, vendidas 26.584 e entregues 29.724. 

Se comparado ao trimestre de junho/julho/agosto de 2014, os lançamentos também acumularam alta de 11,9%, no entanto, houve queda nas vendas e entregas - de 8,5% e 6%, respectivamente. Em relação aos lançamentos, o total de unidades vendidas no trimestre foi 93,4% superior ao total de unidades lançadas no mesmo período.

"Não obstante às oscilações positivas observadas, o momento continua a refletir os ajustes dos lançamentos à demanda em um cenário de incerteza", afirma Renato Ventura, vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias.

Para Eduardo Zylberstajn, economista da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os dados de agosto continuam a mostrar um cenário difícil para a incorporação imobiliária. "Na comparação com 2014, a redução nas vendas ainda é visível, mas se levarmos em conta os últimos meses, já notamos alguma estabilidade nos principais indicadores", afirma Zylberstajn. 

Os Indicadores que acompanham o mercado nacional de imóveis novos apontam ainda que as vendas sobre oferta (VSO) do trimestre tiveram nova alta (24,2%), o que mostra que nesse ritmo de venda a oferta de imóveis se esgotaria em 12,4 meses. No trimestre encerrado em julho, o tempo era de 12,8 meses.

O mercado contava com 95.417 mil unidades disponíveis para compra no fim de agosto. No trimestre analisado (junho-agosto) foi vendido o equivalente a 24,2% da oferta do período, alta de 0,8 ponto percentual frente ao observado no trimestre terminado em junho de 2015. Já a taxa de inadimplência potencial, no trimestre junho-agosto, se manteve estável (9,3%) frente aos últimos trimestres. 

Os Indicadores são elaborados pela Fipe com informações de empresas Abrainc que atuam em todo o país. O estudo, lançado em agosto, vem sendo construído pela Fipe desde janeiro de 2014, e é o primeiro conjunto de indicadores do setor imobiliário obtido nacionalmente.



O Fluminense, Habitação, 19/out