segunda-feira, 17 de outubro de 2016

A geografia que se mude


Ela tem prestígio; alguns empinam o nariz e a consideram "a Zona Sul da Zona Oeste". Agora, a Barra da Tijuca pode mesmo ganhar - em caráter oficial - tal definição. Isso se for aprovado um projeto apresentado na Câmara Municipal. Mas, antes mesmo de ir à votação, a proposta já está dando o que falar. A ideia do vereador Marcelino D'Almeida (PP) é transformar a Barra, o Recreio dos Bandeirantes e toda Jacarepaguá, oficialmente, na Zona Sul da Zona Oeste. Os outros bairros formariam a Zona Norte da mesma região.

Pela proposta, a região seria dividida em Zona Oeste-Sul, onde ficariam os endereços considerados de classe média alta, e Zona Oeste-Norte, composta por bairros como Bangu, Realengo, Sulacap e Deodoro. O texto do projeto de lei não explica muito as razões para a divisão: alega apenas uma necessidade de acabar com supostas confusões. A finalidade seria "resgatar os bairros que compõem a abrangência da subprefeitura da Zona Oeste como os únicos que delimitam verdadeiramente essa região da cidade, para que não mais se faça a confusão de dizer que os bairros da Barra da Tijuca e Jacarepaguá também pertencem à região da Zona Oeste".

O projeto, que já foi aprovado em primeira discussão, seria votado na quinta-feira. No entanto, por falta de quórum, não houve sessão no plenário. A decisão acabou sendo transferida para a próxima terça-feira. Marcelino D'Almeida não foi encontrado para comentar sua sugestão, mas, no texto que será votado, ele diz que "os efeitos deste projeto são de valor inestimável para aqueles bairros, uma vez que o desenvolvimento daquela área e a consequente concentração populacional na região requerem atenção diferenciada do poder público".

O presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Delair Dumbrosck não vê utilidade alguma na proposta:

- Não há sentido nessa divisão. O que ela vai gerar? Nada. É um projeto de lei tolo que não traz ganho nenhum para a economia da cidade, que já é bem repartida.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá, Edson Parente Neto, acha que os bairros da Zona Oeste-Norte serão prejudicados:

- Nem para o mercado imobiliário vejo vantagem nessa proposta. Os bairros que iriam compor a Zona Oeste-Norte seriam prejudicados. Não vejo como isso pode beneficiar ou atrapalhar a organização do município. Isso não deve ser uma prioridade para a população.

Para a socialite Vera Loyola, a proposta é desnecessária:

- O Rio é um só. Sou contra separar a Barra da Zona Oeste.



O Globo, Giselle Ouchana, 15/out