quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Condomínios geram R$ 400


Além de consciência ambiental e cumprimento da legislação, os prédios estão buscando o profissional de gestor de resíduos para lucrar com o que vai ser jogado fora. Um condomínio de 120 apartamentos gera uma tonelada de lixo reciclado - o que, segundo a gestora de resíduos Regina Laginestra, rende R$ 400 vendendo para empresas sucateiras.

- E o condomínio também vai economizar em sacos de lixo. Se antes colocava 30 sacos, com a coleta seletiva cai para 15 - explica Regina.

A empresa da especialista atua desde 2000 com consultoria para condomínios do Rio. Ela ensina os moradores a separarem o lixo e os funcionários da limpeza a dar o tratamento adequado aos resíduos. Segundo Regina, a firma já prestou consultoria para 200 condomínios.

- Quando eu volto aos prédios onde fiz o trabalho, vejo que os condôminos continuam fazendo o que eu ensinei. Eles não voltam atrás. O hábito se transforma em regulamento interno. O próprio faxineiro já avisa o síndico quando um morador não está fazendo a coleta - diz.

O professor Carlos Canejo explica que há dois tipos de lixo. Um deles é o resíduo, que é passível de ser reaproveitado ou vendido para a reciclagem. Já o outro é o rejeito, que não pode ser mais utilizado. Nesse momento, o trabalho do gestor é saber o destino adequado do material.

- O rejeito deve ser encarado como inútil e será descartado. Eé o gestor de resíduos que entende da legislação para saber o que deve ser feito com cada tipo de lixo - explicou.

Na faculdade

CURSOS

Além do curso de Gestor Ambiental, há a possibilidade de o profissional com formação em Engenharia Ambiental, Biologia ou Química se especializar em gestão de resíduos por ter disciplinas que, na graduação, já preparam o profissional.

HABILIDADES

De acordo com profissionais, o trabalho como gestor de resíduos envolve temas como meio ambiente, limpeza urbana e saúde pública.

'Há bastante demanda para esse profissional'

Jetro Menezes, professor de pós-graduação em gestão de resíduos

"A atribuição de gestor de resíduos é organizar os tipos de resíduos gerados num empreendimento - seja ele um condomínio, uma cidade, uma comunidade. Essa gestão trabalha em conjunto com a Política Nacional das Mudanças do Clima. Ou seja, tem que dar o destino correto para tudo. Hoje em dia, as cidades são obrigadas a apresentar um plano de gestão integrado dos resíduos sólidos. A lei exige isso. Por isso, há bastante demanda por esse profissional. É nesse plano que você vai ter a função e as atribuições do gestor. A ideia de ter um gestor desse tipo na prefeitura é para que ele faça a separação e a destinação corretas para cada um dos tipos de lixo".



Extra, Economia, 26/out