sexta-feira, 28 de outubro de 2016

'Ramblas' no Porto


Com cerca de 300 metros de extensão e 20 de largura, o novo parque urbano que o bairro do Santo Cristo ganhará até o final do ano terá dimensões e paisagismo de um passeio público. Quem passear por lá poderá descansar à sombra de oitis e ipês e contemplar palmeiras, flores e uma variedade de espécies de Mata Atlântica plantadas em frondosos canteiros.

Inspirado no urbanismo e no clima de "Las Ramblas", em Barcelona, o espaço terá, além do paisagismo, um mobiliário urbano que promete convidar o carioca a descansar, caminhar e até trabalhar ao ar livre. Conforme noticiou o colunista Ancelmo Gois, no GLOBO, o novo parque, de 6 mil metros quadrados, está sendo construído entre as avenidas Cidade Lima, Binário do Porto, Cordeiro da Graça e Professor Pereira Reis, por meio de uma parceria da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto (Cdurp) com o Edifício Novocais do Porto, a Arca Urbana/Impact Hub e o Rua City Lab. O grupo está fazendo uma campanha na internet para a escolher o nome da nova área. O espaço será inaugurado dia 3 de dezembro.

Orçado em cerca ce R$ 2 milhões, o parque será construído pelo empreendimento Novocais do Porto. Segundo o arquiteto Sérgio Santana, responsável pelo projeto, a ideia segue um conceito internacional de buscar novo uso para espaços públicos em áreas urbanas revitalizadas. Para isso, explica ele, é preciso criar atrativos para que o local seja frequentado.

- O parque terá alguns palcos, chamados de áreas multiúso, onde qualquer pessoa poderá tocar música, fazer apresentações de teatro. Além disso, haverá muitos bancos e jardineiras - completa o arquiteto, acrescentando que algumas peças encontradas nas escavações da Zona Portuária, como âncoras de navios, vão ser expostas no parque.

Como estratégia para fazer o carioca se ambientar com a nova área pública, o Rua City Lab, laboratório de experiências urbanas focado em Economia Criativa e Colaborativa, que fica na entrada do futuro parque, decidiu atrair o público para ajudar a batizar o novo espaço. As sugestões de nomes devem ser feitas através de formulário, disponível na página do Rua City Lab no Facebook, até 10 de novembro: (goo.gl/bZiHzC).

Além disso, o mobiliário urbano que será instalado no parque depois da inauguração está sendo desenvolvido através de um Desafio de Design, do qual participam 21 estudantes de Design e Arquitetura da UFF, da PUC, do ESDI e da UFRJ.



O Globo, Simone Candida, 28/out