quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

É preciso ficar de olho


A violência vem aumentando cada vez mais e, por isso, temos que redobrar os cuidados, inclusive nos condomínios. Isso porque os bandidos costumam observar a rotina nos prédios e acabam percebendo os pontos fracos, o que facilita a ação. No entanto, muitos desses crimes ocorrem por falta de atenção de moradores e funcionários: deixar o controle remoto da garagem dentro do carro ou pedir para o entregador de pizza subir no apartamento são medidas cômodas, mas que podem colocar em risco a segurança dos condomínios. Instalar circuito interno de TV, mas não observar o movimento nas áreas do prédio compromete o investimento em segurança. Não verificar se há estranhos nas imediações ou se os funcionários do prédio estão devidamente posicionados também é uma falha. Autorizar a entrada de visitantes sem a devida identificação na portaria é outro equívoco. O mesmo vale para entregadores e prestadores de serviços.

Segundo o diretor-presidente da Irigon, advogado especializado em direito imobiliário, é preciso que os moradores e os porteiros estabeleçam diretrizes para serem seguidas individualmente e em conjunto, em razão da segurança.

"O primeiro passo é criar normas de segurança para aprovação na assembleia geral do condomínio. Quando aprovado, o documento deverá ser obrigatório para todos, estando sujeitos a punições aqueles que desrespeitarem as determinações estipuladas, sejam moradores ou empregados", diz o advogado.

Na portaria, nada de rádio e TV: só monitores de segurança

Porteiros não devem deixar, nunca, seu posto de trabalho, ainda que por poucos minutos, sem nenhuma cobertura. Nesse caso, deve­se chamar outro profissional - faxineiro ou zelador - para ficar na guarita. A presença de equipamentos como rádio e TV nas portarias também é incorreta, pois pode tirar a atenção do profissional. Apenas um monitor com imagens do circuito de câmeras deve ser mantido. É fundamental que os funcionários estejam perfeitamente treinados para o uso dos equipamentos e sistemas de segurança.

Mesmo com todos os cuidados de segurança, o advoga­ do Luis Guilherme Russo ainda reforça que é primordial ter sempre a mão os números de telefone da polícia, dos bombeiros e da empresa de manutenção dos elevadores, como medida de precaução.



Meia Hora, Imóveis, 26/jan