segunda-feira, 13 de março de 2017

Prefeitura quer aumentar IPTU em até 10%


O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) poderá ficar mais caro no Rio. A prefeitura está preparando um pacote de projetos de lei, a ser encaminhado à Câmara de Vereadores, que, dentre outras medidas, aumenta o IPTU em até 10% e acaba com a isenção do tributo para imóveis localizados nas zonas Norte e Oeste da cidade. O prefeito Marcelo Crivella (PRB) quer ainda elevar o valor da Taxa de Limpeza Urbana (incluída nos carnês de IPTU) e do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). As informações foram antecipadas ontem pela colunista Berenice Seara, do "Extra".

Caso seja aprovado pelo Legislativo, o pacote entra em vigor em 2018. Para os imóveis da Zona Sul, a intenção do município é de atualizar o chamado valor venal do imóveis (preço do metro quadrado, que serve de base para o cálculo do IPTU), alegando que não há correção há 25 anos. Nessa região, o tributo poderá subir 10%.

Nas zonas Norte e Oeste, atualmente imóveis com menos de cem metros quadrados estão isentos de IPTU. Segundo estudo da prefeitura, há pequenas residências de classe média nessas regiões, avaliadas entre R$ 400 mil e R$ 500 mil, que não pagam o imposto. Se o projeto do Executivo for aprovado, os donos desses imóveis passarão a recolher o tributo com base no valor de mercado.

- Vão aumentar o imposto, mas teremos algum retorno na manutenção da Zona Norte? - questiona desenhista industrial Aydano Veloso, morador de Vaz Lobo.

Procurada, a Secretaria municipal de Fazenda não quis falar sobre as possíveis mudanças na cobrança de impostos.



O Globo, Rio, 13/mar