terça-feira, 14 de março de 2017

Sorria, você está na Barra da Tijuca


Nada de Copacabana, Ipanema ou Leblon. A nova queridinha dos turistas que vêm ao Rio, depois dos Jogos Olímpicos, é a Barra da Tijuca. "A região é uma nova opção para quem quer pagar menos pela hospedagem e curtir um Rio diferente.

O bairro oferece praias lindas e centros comerciais, com cinemas, teatros e pontos gastronômicos maravilhosos", diz Alfredo Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio (ABIH-RJ).

O casal paranaense Rafael Schmidt, 31 anos e Mariele Gasparetto, 30, são alguns dos visitantes da visitantes que optaram pela Barra, após indicação de um amigo e pesquisa na Internet. "Todo ano escolhemos um destino para viajarmos e, este ano, foi o Rio. Optamos pela região pela segurança e pelo preço. Aqui, os hotéis estão mais baratos do que na Zona Sul e é mais seguro. As praias são limpinhas e tem pouca gente", diz Mariele, que é gerente de concessionária e está há cinco dias na cidade.

Rafael acrescenta que ficaram encantados com o que já descobriram no bairro. "É perto de bares e restaurantes, das praias. Oferece grande número de atrativos e com muita comodidade. Além da segurança, é claro", conta ele, que é consultor de vendas.

Segundo a ABIH-RJ, em 2016, o bairro da Zona Oeste recebeu mais de 35 hotéis, aumentando o número de quartos disponíveis de 3mil para 12 mil. "A Barra nunca foi tão atraente para o turismo quanto agora", afirma o pesquisador em turismo, Ricardo Freire. Além de preços mais em conta nos hotéis, a chegada do BRT e da Linha 4 do metrô deixou a antes longínqua Barra mais próxima dos cariocas.

Atração de cariocas

"Os grandes eventos que aconteceram no Rio deixaram um legado maravilhoso para a Barra da Tijuca. O turista e o carioca descobriu uma região que é linda. Um local com praias belíssimas, trilhas magníficas e lugares ainda pouco conhecidos", diz o presidente da Riotur, Marcelo Alves, que afirma que está trabalhando em parceria com empresas para levar mais eventos para a região, a fim de incentivar a economia e o turismo.

Os cariocas e moradores do Rio que querem aproveitar a rede hoteleira da região tem a opção também do 'day use': pacote em que se pode frequentar a infraestrutura de lazer do hotel, como piscina, spa e academia, e pagar um preço menor do que a diária completa. Em alguns hotéis da orla da Barra da Tijuca, esse pacote custa de R$ 150,00 a R$ 500,00 por pessoa.

Entre as principais atrações para os cariocas e visitantes que se hospedam na região estão as praias da Reserva, Prainha, Abricó, Grumari, Ilha da Gigóia e o Bosque da Barra. Outros atrativos são os pólos gastronômicos de Vargem Grande e Barra de Guaratiba e o Sítio Burle Marx. Além da Cidade das Artes que oferece eventos culturais. 

De acordo com a Prefeitura do Rio, um estudo está sendo feito para registrar os principais pontos turísticos da Barra da Tijuca. Segundo a pasta, o material contendo essas informações serão distribuídos em agências de viagens de todo o país.

Reportagem do estagiário Rafael Nascimento



O Dia, Rio de Janeiro, 11/mar