segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Prédios inteligentes e sustentáveis


A parceria da Prefeitura do Rio com o 100 Cidades Resilientes, da Fundação Rockfeller - que comemora o seu centenário -, começou na gestão de Eduardo Paes e continua firme com o prefeito Marcelo Crivella. Entre os projetos em andamento, está em estudo um piloto de eficiência energética em prédios públicos. 

"A meta é tornar as estruturas de escolas e hospitais mais inteligentes e suficientes em produção de energia. São construções sustentáveis, com coleta de água e de energia solar", explicou Helena. A arborização e manutenção de praças públicas também é o foco dessa parceria. O estudo nessa área é para identificar novas tecnologias de iluminação pública e formas de compensação das ilhas de calor pela vegetação. 

Nesse segmento, o Florestas cariocas também está em andamento no município. Com a contribuição dos parceiros do 100 Cidades Resilientes, as formas de preservação e exploração dos parques públicos estão sendo avaliadas, inclusive programas de reflorestamento. Além do Rio, Salvador e Porto Alegre têm convênio com Fundação Rockfeller. A empresa global conta com mais de 100 prestadoras de diversos serviços, que oferecem desde estudos de viabilidade até implementação de softwares. 

No Rio, um exemplo da contribuição dessas empresas é o mapeamento de todas as árvores da cidade, por meio do programa georeferenciado das ilhas de calor.



O Dia, Rio de Janeiro, 27/ago