quarta-feira, 30 de agosto de 2017

'Reage, Rio!' debaterá soluções para estado


Hoje e amanhã, especialistas discutem no seminário "Reage, Rio!" propostas que ajudem o estado a superar a crise. O evento, no Museu de Arte do Rio, será transmitido em tempo real nos sites do GLOBO (oglobo.com.br) e do "Extra" (extra.globo.com). Pesquisadores, empresários, autoridades e representantes da sociedade civil vão tratar dos seguintes temas: segurança, mobilidade urbana, economia, turismo, políticas públicas e ética. Segurança, mobilidade urbana e economia são os temas que abrem hoje o seminário "Reage, Rio!", no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá. A proposta é reunir especialistas - entre empresários, representantes da sociedade civil e da esfera pública - para debater caminhos que tirem o Rio da crise nessas e em outras três áreas (turismo, políticas públicas e ética, que serão discutidas amanhã). 

O "Reage, Rio!" é uma realização dos jornais O GLOBO e "Extra", com oferecimento do Sistema Fecomércio-RJ, por meio do Sesc-RJ, patrocínio da Souza Cruz, da Oi, da Alerj e do Sebrae, além de apoio do shopping RioSul. Nos dois dias, o evento vai ser transmitido gratuitamente e em tempo real nos sites dos jornais O GLOBO (oglobo.com.br) e "Extra" (extra.globo.com).

O primeiro tema do dia é segurança pública, e os debatedores serão o ministro da Justiça, Torquato Jardim; a pesquisadora do Instituto Igarapé Michele dos Ramos, o sociólogo colombiano Hugo Acero Velásquez e o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro e antropólogo Robson Rodrigues.

À tarde, o engenheiro de transportes e professor da Coppe/UFRJ Paulo Cezar Ribeiro; o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho; e o diretor-executivo da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro, Vicente Loureiro, falarão sobre mudanças na área de mobilidade. Na sequência, entrará em pauta a recuperação econômica do estado, com as participações de Christino Áureo, secretário estadual da Casa Civil e do Desenvolvimento Econômico; Mauro Osório, economista; José Carlos Pinto, diretor-executivo do Parque Tecnológico da UFRJ; e David Zylbersztajn, consultor e ex-diretorgeral da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Amanhã, as discussões serão retomadas pela manhã, com foco em políticas públicas, especialmente nas áreas de educação e saúde. Para falar sobre isso, estarão no MAR Claudia Costin, especialista em gestão pública e ex-secretária municipal de Educação, Cesar Benjamin, atual titular da pasta, e Vilma Guimarães, da Fundação Roberto Marinho. Além deles, o médico Marcio Maranhão, autor do livro "Sob pressão", que inspirou a série homônima da Rede Globo, contará um pouco sobre suas experiências. No mesmo dia, à tarde, estarão em discussão os temas ética e turismo. Para o primeiro assunto, os palestrantes serão o gerente-executivo de relações institucionais do Instituto Ethos, Felipe Saboya, e o jornalista Fernando Gabeira.

- O "Reage, Rio!" é uma relevante iniciativa diante do momento que o Estado do Rio vive. A sociedade fluminense precisa se reunir, discutir e encaminhar soluções conjuntas para sairmos da crise. Nesse sentido, a ética na vida pública é um tema fundamental, já que muito do que vivemos no Brasil decorre da sua ausência - diz Saboya, destacando que é importante enxergarmos a ética e o combate à corrupção menos por um viés moralista e/ou cultural e mais pela perspectiva sistêmica. - Vou falar sobre diversas iniciativas dais quais nós, como sociedade, podemos participar. 

INVESTIMENTOS EM TURISMO QUE DERAM CERTO

No terceiro debate de amanhã, vão compor a mesa o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz; o presidente do Rock in Rio, Roberto Medina; o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Paulo Michel, e o presidente do Grupo Cataratas, responsável pelo AquaRio, Bruno Marques. A apresentação de caso será da Fecomércio.

- O Grupo Cataratas é um grande entusiasta do Rio de Janeiro. Provas disso são os crescentes investimentos na cidade e o sucesso de público no AquaRio, no RioZoo e no Centro de Visitantes Paineiras. Dos seis milhões de visitantes que o grupo recebe em todos os centros turísticos que administra no Brasil, quatro milhões são no Rio de Janeiro -diz Bruno Marques.

Um caderno especial sobre os temas discutidos no evento será publicado no domingo, no GLOBO e no "Extra".



O Globo, Rio, 30/ago