segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Propostas para o Rio voltar a crescer


Aumento da violência, crise econômica e inércia do Estado são alguns dos entraves ao crescimento do Rio. Para especialistas, o planejamento e a continuidade de ações sociais e econômicas, independentemente de mudanças de governo, são saídas possíveis e reais para que o estado volte a ser próspero. Nesse espírito de promover a troca de ideias e reunir propostas concretas, os jornais O GLOBO e "Extra" promovem, nos dias 30 e 31, o seminário "Reage, Rio!", em que empresários, acadêmicos e representantes da sociedade civil e do poder público se reunirão para buscar soluções em seis áreas.

No encontro, que será realizado no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, serão debatidas propostas para segurança, recuperação econômica, mobilidade urbana, ética, turismo e políticas públicas, com foco em saúde e educação. Cada convidado fará uma apresentação sobre sua área de atuação e depois haverá um debate com participação da plateia, mediado por jornalistas do GLOBO e do "Extra". Ao final do debate, serão apresentados casos bem-sucedidos de cada tema. O seminário é um oferecimento do Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc RJ, com patrocínio da Souza Cruz e apoio do shopping Rio Sul.

Um exemplo de iniciativa bem-sucedida no Rio é a Região Portuária que, antes abandonada e perigosa, passou por uma revitalização e hoje é um polo cultural na capital. E as oportunidades não se limitam ao turismo. A partir de outubro, o Porto do Rio estará habilitado a receber navios de grande calado, o que vai aumentar o volume de cargas de contêineres e, consequentemente, a receita para o estado.

SEGURANÇA NO PRIMEIRO DIA

No primeiro dia de seminário, serão debatidas, pela manhã, questões relativas à segurança pública. À tarde, as discussões vão abordar mobilidade urbana e soluções para grandes cidades, além da recuperação econômica. Na quinta-feira, o encontro começa com cenários para educação e saúde, em políticas públicas, e, após o almoço, os temas serão: ética na vida pública e turismo.

Além dos debates, O GLOBO e "Extra", incluindo os Jornais de Bairro, já começaram a publicar reportagens sobre esses temas. No dia 3 de setembro, um caderno especial abordará, com profundidade, propostas e casos de sucesso em torno dos temas debatidos no seminário.

- A relevância e a urgência dos assuntos fizeram com que nos antecipássemos ao seminário com a publicação de reportagens propositivas. Diversas outras estarão em nossas edições antes e depois dos debates, por quanto tempo for necessário tratar de soluções para a situação em que o Rio se encontra - explica o editor-executivo dos jornais, Alan Gripp.

FORÇA-TAREFA

O movimento para tirar o Rio da crise tem recebido apoio e adesões dos mais diversos setores da sociedade.

- Tem sido surpreendente e estimulante para nós o interesse de empresários e da sociedade em geral em participar das discussões do "Reage, Rio!". Revela o sentimento comum de que algo precisa ser feito, e o jornal é o canal ideal para debater as saídas para essa crise - afirma o diretor de Redação do GLOBO, Ascânio Seleme.

Roberto Medina, criador e presidente do Rock in Rio, corrobora o papel da imprensa nesse debate e ressalta a importância de o seminário promover um debate que deixe claro a contribuição que cada um pode dar. O empresário antecipa que o objetivo de sua palestra será contribuir com ideias para desenvolver o grande potencial do turismo.

- Temos um potencial e não estamos conseguindo aproveitá-lo. Esse é o momento de nos aproximarmos e, quem sabe, nesse debate não consigamos nos unir e sair mais fortes. Eu acredito nisso - afirma.

O economista e professor da UFRJ Mauro Osorio, que também estará no seminário, destaca que o desafio do Rio é sair de um ciclo vicioso, que se iniciou quando deixou de ser capital federal. Segundo ele, uma série de equívocos históricos trouxe a cidade à crise atual:

- Temos que aprofundar a discussão sobre a máquina pública, melhorar nossa representação política e repensar os gastos dos poderes nas prefeituras e nos estados.

Essa é a mesma linha de defesa do médico Marcio Maranhão, autor do livro "Sob pressão", que virou série na Rede Globo. Ele abordará sua experiência no evento.

- Antes de falar de mais recursos, é preciso gastar melhor o que se tem e pensar na prevenção, o que significa olhar a saúde como um todo - defende.

Reorganizar o que existe é também a proposta do professor de engenharia de transportes da Coppe/UFRJ Paulo Cezar Ribeiro para a mobilidade urbana:

- O que precisamos é de um bilhete único que realmente seja integrado. A estrutura existe, mas é necessário reorganizar toda a matriz de modais para um deslocamento eficiente.

Já o economista David Zylbersztajn pondera que a sociedade só vai mudar a partir da consciência de que seu voto é que vai determinar o que acontecerá nos próximos anos:

- O Rio é um estado sem liderança. A política é a saída para mudar questões estruturais, com ideias inovadoras e planejamento contínuo. É no voto que deve ser a guinada.

Anote

DEBATES:

O GLOBO e "Extra" promoverão o seminário "Reage, Rio!", com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil

QUANDO:

30 e 31 de agosto

HORÁRIO:

De 10h às 18h

LOCAL:

Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá

TEMAS 30/8:

Segurança, mobilidade urbana e recuperação econômica

TEMAS 31/8:

Políticas públicas, ética na vida pública e turismo



O Globo, Raphaela Ribas, 20/ago