segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Cartão de visitas


A compra de um imóvel na planta envolve muitos sonhos. E uma das formas de visualizar a futura moradia é visitar os apartamentos decorados. O espaço é pensado para encantar os clientes e dar uma noção mais real dos ambientes, além de mostrar sugestões de como decorá-los. Quem visita os estandes de vendas das construtoras, onde geralmente os decorados são montados, às vezes se esquece de considerar itens importantes, como a utilização de móveis planejados, o espaço de circulação e o posicionamento dos móveis. Mas, com algumas dicas simples, é possível aproveitar bem a visita. 

De acordo com Humberto Furlanetto, diretor da construtora e imobiliária Bambuí, o primeiro passo é avaliar o projeto de arquitetura, observando com atenção o que será possível fazer no apartamento. Além disso, é importante verificar se os cômodos são bem divididos e se levam em consideração o espaço para circulação. O executivo sugere ainda visitar o decorado mais de uma vez. 

"Se possível, com companhias diferentes em cada oportunidade. Opiniões e visões distintas são sempre bem-vindas para fechar negócio. Não deixe de fotografar o modelo decorado", lembra Furlanetto. Ele também recomenda atenção aos modelos que já têm sala estendida, ou seja, sem as paredes do terceiro quarto. "É importante saber o tamanho real que o ambiente tem sem essa alteração", diz. 

Fernando Santos, arquiteto e diretor da Santos Projetos, acrescenta que deve-se considerar o tipo de família na escolha do imóvel."O estilo de decoração proposto no decorado pode ser perfeito para um casal, mas pode não ser adequado para uma família com filhos muito pequenos, que precisam de espaço livre no chão e mobiliário que não seja tão fácil de escalar", lembra. 

Santos aponta ainda que saber o que se deseja da sala também é importante. "Nos apartamentos decorados, geralmente há grandes TVs na sala. Mas, se o hábito da família é ter TVs só nos quartos, o layout e o mobiliário mudam significativamente", afirma. 

Humberto Furlanetto ressalta que é necessário aproveitar ao máximo a visita ao decorado, explorando cada detalhe. "Tire suas dúvidas com o corretor. Faça medições, pergunte se o decorado é diferente do apartamento padrão, quais foram as principais mudanças. Isso será importante para você perceber se seus móveis e eletrodomésticos, por exemplo, poderiam ser utilizados, ou se o sofá dos sonhos caberia naquele espaço", reforça o diretor da Bambuí. 

E, se restarem dúvidas, o especialista indica levar a planta para um arquiteto analisar e fazer um projeto com base nas necessidades reais da família.

Força de vendas capaz de antecipar a aquisição

Para Edson Pires, diretor da Sawala Imobiliária, o decorado tem grande força de venda e pode antecipar a decisão de compra. "Além de pôr o decorado no lançamento, temos empresas que abrem o espaço também nos empreendimentos que estão quase prontos ou nos que ainda não foram totalmente vendidos. Essa iniciativa é muito positiva, pois o interessado conhece primeiro a estrutura do edifício, depois o lazer e, por último, o decorado. A pessoa fica impactada, já imaginando como será morar no condomínio", conta. 

Para a diretora de marketing da Patrimóvel, Regina Vasconcelos, o decorado é a "materialização" do produto que está sendo ofertado: "É muito melhor do que ver só as fotos". O presidente da Concal, José Condes Caldas, comenta que o decorado faz com que o cliente retorne mais de uma vez ao estande, levando amigos ou familiares para conhecer o projeto. "É um grande indutor de vendas, aumentando em 30% a decisão de compra", diz Caldas. A empresa vai lançar, em novembro, o Reserva do Conde Residencial, na Tijuca, que vai contar com unidade decorada. Serão apartamentos de três quartos, com duas vagas, e lazer de clube. 

Sanderson Fernandes, diretor da Avanço Realizações Imobiliárias, endossa a importância do espaço. "Com o apartamento decorado, é possível mostrar ao cliente o tipo de acabamento que ele receberá com as chaves, pois utilizamos nesses espaços os mesmos materiais que serão usados na obra. É uma forma de agradar e encantar o cliente, dando a ele a chance, inclusive, de conhecer a tecnologia dos nossos produtos, como a sonorização ambiente e a fechadura biométrica", explica. 

O diferencial está presente em todos os lançamentos da Tao Empreendimentos. "Muitos clientes não estão acostumados a visualizar o imóvel por meio de uma planta. Daí a importância dos nossos decorados, que mostram todos os acabamentos, as maneiras de aproveitar os espaços e as opções de decoração", conta Tanit Galdeano, presidente da construtora. 

O gerente comercial da Calçada, Thiago Hernandez, diz que apartamentos decorados já fazem parte do imaginário do futuro morador: "Nossos decorados são assinados por arquitetos conceituados, que transformam o ambiente em um lugar aconchegante, com detalhes que mexem com a imaginação do potencial morador".



O Dia, Cristiane Campos, 29/out