quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Rio vai fazer parte de desafio urbano internacional


A partir de hoje, um desafio internacional vai mobilizar Rio de Janeiro, Salvador e outras 13 metrópoles ao redor do mundo. O objetivo é desenvolver projetos em parceria com a iniciativa privada para recuperar e ocupar imóveis degradados ou terrenos subaproveitados que possam ajudar também no processo de revitalização do entorno. Chamado de Reinventing Cities, o evento é organizado pelo C-40, entidade que reúne algumas das maiores cidades do mundo na discussão de iniciativas para conter as mudanças climáticas. 

Na versão carioca, o Reinventar Rio elegeu nove áreas para participar do projeto. Entre os locais escolhidos, está o antigo prédio do Automóvel Club do Brasil, na Lapa, de propriedade da prefeitura. Construído em estilo neoclássico no século 18, o imóvel está vazio, sem utilização desde 2004.

A iniciativa do projeto é da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que preside o C-40. A proposta de Anne é que as cidades participantes desenvolvam suas versões locais para um programa que ela lançou em 2014 de revitalização de áreas subutilizadas na capital francesa. Ao todo, o programa Reinventer Paris está sendo desenvolvido em cerca de 50 áreas da cidade. Inicialmente, boa parte das intervenções ocorreram em mansões centenárias, degradadas. Uma segunda etapa, em desenvolvimento, prevê que, entre outras construções, sejam sejam reaproveitadas antigas estações desativadas do metrô de Paris:

- A proposta é que todas as metrópoles participantes realizem concursos internacionais para que arquitetos e urbanistas apresentem seus projetos. Os participantes partirão do princípio de que os projetos terão que ser ambientalmente sustentáveis ao máximo. As equipes que participarem dos concursos terão que valorizar detalhes como a implantação de telhados verdes e alternativas para que as edificações tenham baixo consumo de energia - explicou a subsecretária de Planejamento e Gestão Governamental da prefeitura, Aspásia Camargo, que coordena o projeto no Rio.

O modelo de Parceria Público-Privada para o desenvolvimento dos projetos no caso do Rio ainda está sendo definido. Os terrenos podem ser vendidos ou cedidos à iniciativa privada por um prazo. O concurso internacional será lançado em 2018. Assim como o antigo prédio do Automóvel Clube, a maioria das áreas escolhidas pela prefeitura fica no Centro. A lista inclui também terrenos: um deles, na Praça Onze, chegou a ser cedido pelo município para ser a futura sede do Tribunal Regional Eleitoral, mas o projeto não foi a frente.

Além do Rio e de Salvador, vão participar: Auckland (Nova Zelândia), Cidade do Cabo (África do Sul), Chicago, São Francisco e Houston (EUA), Lima (Peru), Madri (Espanha), Milão (Itália), Cidade do México, Oslo (Noruega), Quito (Equador) e Reykjavík (Islândia). Além da própria Paris, que participará com novas áreas.



O Globo, Luiz Ernesto Magalhães, 16/nov