Quem está sonhando com a casa própria deve aproveitar o bom momento do mercado e comprar um imóvel residencial ainda neste ano. Segundo os especialistas do setor, os preços estão atrativos, e a tendência é de alta para os próximos anos, com a expectativa de retomada da economia.
Nos últimos quatro anos, os preços dos imóveis no Brasil caíram cerca de 20% em termos reais, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Os preços baixaram devido à baixa procura, cenário que não deve mudar nos próximos meses. Com isso, os preços devem ficar estáveis em 2019.
- Esse é um bom momento para negociar o valor dos imóveis. Quem tiver recursos pode conseguir um excelente desconto - afirmou Bruno Oliva, pesquisador da Fipe.
Para quem busca um imóvel no município do Rio, a situação é ainda melhor. A desvalorização em termos reais na capital foi de cerca de 30% nos últimos quatro anos.
- A crise do mercado imobiliário no Rio é mais intensa, e há a possibilidade de os preços caírem um pouco mais neste ano - disse Oliva.
Apesar de o mercado estar em baixa, são esperados novos lançamentos no Rio.
- As construtoras estão animadas com a perspectiva de melhora na economia e estão comprando terrenos e prevendo lançamentos para o segundo semestre - disse Roberto Lira, consultor técnico da Sinduscon-Rio.
Segundo o vice-presidente administrativo do Secovi-Rio, Ronaldo Coelho Netto, o foco dos lançamentos imobiliários no Rio será a Zona Oeste, principalmente Recreio dos Bandeirantes e Vargem Grande.