terça-feira, 17 de novembro de 2020

9 Hábitos de pessoas altamente produtivas


Ser mais ativo no trabalho e na vida pessoal é um dos objetivos de muitas pessoas, principalmente atualmente, quando a vida atribulada e os diversos compromissos diários tomam conta da nossa vida e nos faz tentar de realizar as atividades com cada vez mais rapidez.

No entanto, pessoas produtivas conseguem concluir tarefas em menos tempo, com qualidade e ainda encontram tempo para conseguir produzir além e desenvolver projetos.

A capacidade de resolução e de desenvolver soluções é uma habilidade desenvolvida com o tempo e com a manutenção de hábitos diários que proporcionam mudanças transformadoras na nossa mente e corpo.

Quer saber mais sobre o tema e reorganizar a sua rotina?

Como pensam as pessoas produtivas?

Para conseguirem produzir e praticarem atividades diversas de maneira organizada e proveitosa, as pessoas com alto grau de produtividade possuem pensamentos e prioridades diferentes.

Elas conseguem estabelecer critérios para a realização de tarefas, além de conseguirem se focarem de maneira mais ordenada às atividades. Quando possuem um problema, o foco é transformar a dificuldade em um solução viável.

Você já conheceu alguém que costuma colocar empecilhos para realizar uma tarefa e não tenta buscar uma resolução para o problema? Na maioria dos casos, a pessoa perde tempo valioso avaliando as dificuldades. Pessoas produtivas têm o pensamento contrário e sabem administrar o tempo disponível de uma maneira mais proveitosa.

Além da mudança de pensamento, para elevar os níveis de produtividade é essencial realizar uma mudança de comportamento. Ou seja, o raciocínio deve ser aplicado na prática.

Conheça alguns Hábitos de pessoas altamente produtivas:

9 Hábitos de pessoas altamente produtivas

É fato que pessoas produtivas possuem hábitos constantes que auxiliam na realização das atividades diárias da vida pessoal e profissional. Veja alguns dos principais costumes:

– Planejamento

Pessoas com alto grau de produtividade têm o hábito se planejar com antecedência, isso para todas as área da vida. Ou seja, são estabelecidas metas a serem alcançadas no setor pessoal e profissional. Com objetivos definidos, fica mais visível a necessidade de realizar uma tarefa no tempo de terminado anteriormente.

– Priorização

A capacidade de priorizar as principais atividades é outro fator diferencial dos produtivos. Esse tipo de pessoa consegue dizer não em diversas situações e essa prática faz total diferença, pois é possível priorizar o que realmente é importante, que possui maior urgência e algo que pode ser realizado depois.

A capacidade de mapeamento dá uma visão ampla das ações, assim, você não fica com aquela sensação de que não sabe por onde começar as tarefas.

– Equilíbrio nas atividades

É errado relacionar a produtividade com uma carga de trabalho excessiva. Pelo contrário, as pessoas produtivas conseguem dividir bem os momentos que devem realizar atividades de trabalho e pessoais. A capacidade de conseguirem desvincular as tarefas de cada setor é essencial para conseguirem ter maior foco e concentração em cada segmento da vida.

– Cuidados com a saúde

Infelizmente, muitas pessoas esquecem, mas cuidar da saúde é essencial para você conseguir realizar atividades e se manter produtivo. Os CEOs das maiores empresas do mundo, por exemplo, presam por uma vida saudável alinhada a uma rotina de exercícios. Exercitar o corpo é importante para o corpo e mente.

– Mantenha uma organização financeira

Ter as finanças organizadas é essencial manter uma boa saúde financeira e poder viver com tranquilidade. Afinal, ninguém consegue ficar tranquilo quando as dívidas começam a aparecer e o dinheiro não dura até o fim do mês, não é mesmo?

Infelizmente, esta é a realidade de muitas pessoas, tudo pelo simples fato de não conseguirem cuidar do próprio dinheiro.

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração antes de reestruturar suas finanças pessoais, é a organização dos seus gastos.

Por isso, é possível visualizar possíveis custos desnecessários e que podem ser cortados, fazendo com que você poupe mais dinheiro. Sem dúvidas, uma pessoa desorganizada vai acabar gastando da mesma maneira.

– Gaste menos que você ganha

A regra parece ser simples, porém muita gente esquece que um fator essencial é gastar menos que ganha. Neste ponto que a organização das finanças vai ajudar a guiar seus gastos e fazer com que eles somem menos do entra na conta bancária.

Estabeleça prioridades, por exemplo, uma porcentagem referente aos gastos essenciais, outras necessidades pessoais e mais outro percentual que deve ser poupado.

Considere utilizar a regra do 50-35-15. Fica estabelecido:

50% para gastos essenciais;

35% para gastos pessoais;

15% para poupar.

– Monitore seus gastos frequentemente

Pode parecer estranho, mas muitas pessoas não mantêm o hábito de consultar o extrato bancário e acabam o fim do mês no cheque especial. Uma ótima dica de organização pessoal é manter sempre atualizados os valores gastos diariamente. Utilize planilhas ou um caderno, o importante é tomar nota.

– Corte gastos desnecessários e poupe mais

Sabia que uma das vantagens de efetuar o controle mensal dos seus gastos ajuda na visualização de gastos desnecessários que podem ser facilmente cortados?

Por exemplo, aquela assinatura de TV a Cabo com centenas de canais que você nunca assiste, assinaturas de revistas, cursos online e até aquele cafezinho diário podem ser facilmente cortados ou substituídos por versões melhores valores.

No caso do cafezinho, imagine que os R$ 2,50 gastos diariamente se transformam em 75,00 reais durante 30 dias. Imagine durante um ano? É um desperdício desnecessário, não acha?

– Use a tecnologia em seu favor

Acha que as dicas de organização pessoal para suas finanças muito complexas e não sabe lidar com planilhas? Sem problemas! Atualmente existem inúmeros aplicativos que geram um quadro visual simples para você gerir seus gastos. Basta colocar os valores e pronto!

SECONCI, 17/nov