terça-feira, 3 de novembro de 2020

Novembro Azul na empresa: conscientize seus trabalhadores


É sabido que a campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar a população a respeito do câncer de próstata, um dos mais perigosos para os homens. Daí a importância de agregar ideias para o Novembro Azul nas empresas, contribuindo para que mais pessoas tomem ciência dos riscos e aprendam os métodos de prevenção.

A falta de informação é uma das principais barreiras para avaliar a doença. E é neste ponto que as empresas possuem um papel relevante, afinal, com mais conhecimento, os trabalhadores ficarão mais atentos à saúde e saberão como se prevenir, orientar parentes e amigos e, até mesmo, a lidar com a situação.

Confira algumas ideias de ações que podem ser desenvolvidas na empresa:

Promova palestra com especialistas

Uma palestra com um bom especialista pode contribuir  para o esclarecimento de dúvidas sobre o câncer de próstata, como sintomas, fatores de risco e, inclusive, os meios de detecção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. Busque um profissional que fale a linguagem de seus colaboradores. A palestra pode ser realizada no formato online.

Utilize vídeos educativos

São vários os vídeos educativos que falam  sobre o Novembro Azul, que são uma ótima pedida, pois costumam ser bem aceitos pelos trabalhadores.

O Seconci-Rio disponibiliza um vídeo com as principais informações sobre o câncer de próstata, incluindo sintomas, tratamento, prevalência e mais.

Engaje a campanha em todas as equipes da empresa

Internamente, o RH pode trabalhar com ações que mostrem o engajamento de toda a empresa nas ideias para o Novembro Azul, como, por exemplo, distribuindo camisetas ou fitinha de conscientização azuis para que as pessoas usem em dias específicos ou ao longo do mês, conforme orientação.

Compartilhe as ideias para o Novembro Azul nas empresas

Use as redes sociais da empresa para promover suas ideias de ações do Novembro Azul! Para cada ideia desenvolvida, dissemine-as em todas as mídias sociais onde a sua marca se relaciona com o seu público. Dessa maneira, a conscientização é maior, mais pessoas são impactadas e as ideias da campanha nas empresas têm muito mais probabilidade de alcançar e inspirar quem sequer trabalhe com você.

Faça parcerias com consultórios médicos

Além das palestras já citadas, é possível oferecer aos seus funcionários consultas com descontos ou mesmo gratuitas. Para as empresas contribuintes do Seconci-Rio vale o reforço para estimular que os trabalhadores busquem o urologista da equipe médica da entidade, para realizar o exame preventivo contra o câncer de próstata.

O Novembro Azul é uma excelente oportunidade para reforçar sobre a prevenção da saúde masculina e alertar quanto aos riscos do câncer de próstata, por meio de ações do Endomarketing e da comunicação interna. Seja qual for a ação adotada, o importante é o incentivo de seus colaboradores. Afinal, o engajamento impacta diretamente no ambiente de trabalho.

SECONCI, 03/nov