quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Nível de atividade da construção civil segue crescendo, indica sondagem

 


A Sondagem da Construção Civil de outubro, divulgada nesta terça-feira (24) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), indica que o nível de atividade do setor continuou demonstrando resultados positivos. Ainda que o indicador em outubro (50,7 pontos) tenha ficado um pouco inferior ao observado em setembro (51,2 pontos), ele permaneceu acima da linha de 50 pontos pelo terceiro mês consecutivo, sinalizando mais uma alta do nível de atividade da Construção, em relação ao mês anterior.

O indicador de emprego cresceu 1,2 ponto e atingiu 51,3 pontos em outubro. Foi a sexta alta consecutiva do índice, o que demonstra que a alta do emprego na Construção está mais intensa e disseminada.

A confiança dos empresários da construção em novembro voltou a crescer e alcançou 58,9 pontos.  Apesar de ainda estar inferior aos valores pré-pandemia, de acordo com a economista do Bando de Dados da CBIC, Ieda Vasconcelos, o indicador já recuperou parte das perdas observadas entre março e abril.

“As expectativas dos empresários mantiveram-se em patamares otimistas em novembro, apesar de apresentarem pouca variação em relação ao mês anterior. Tanto que a intenção de investimento dos empresários do setor aumentou em novembro e atingiu 42,4 pontos. Vale lembrar que a média histórica deste indicador é 34,4 pontos”, destacou a economista.

Os indicadores revelam, ainda, que construção civil segue produzindo e gerando emprego, mesmo diante de todos os desafios que o atual cenário impõe.

Agência CBIC