Quando se trata de trabalho em altura, a atenção precisa ser redobrada, pois, há muitos metros do chão, qualquer imprevisto ou acidente com o trabalhador tende a ser grave e prejudicial e o risco de queda pode ter consequências fatais. Daí a importância do cumprimento das determinações da NR 35 na prevenção de acidentes, uma vez que traz responsabilidades tanto para os empregadores, que precisam garantir a aplicação das medidas de proteção estabelecidas pela Norma, quanto para os empregados, que devem colaborar com a implementação das disposições contidas na NR 35.
Entre as exigências da Norma, está a realização da Análise de Risco, antes da realização de atividades em altura, assim como a necessidade de observação das atividades a serem cumpridas e de como estão as condições do ambiente do trabalho, como, por exemplo, a possibilidade de exposição a ventanias e chuvas. Também é preciso garantir a implementação das medidas de proteção adequadas, sendo que a seleção, inspeção, forma de utilização e limitação de uso dos sistemas de proteção coletiva e individual devem atender às normas técnicas vigentes, às orientações dos fabricantes e aos princípios da redução do impacto e dos fatores de queda.
Aliado a isso, o empregador deve promover a capacitação dos trabalhadores quanto à realização de trabalho em altura, que deve ser realizado a cada 2 anos ou em casos de: mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho; evento que indique a necessidade de novo treinamento; retorno de afastamento ao trabalho por período superior a noventa dias; e mudança de empresa. Os treinamentos são fundamentais para promover conhecimento, conscientização e a segurança no ambiente de trabalho, evitando acidentes.
Capacitação no CPCC
O Seconci-Rio oferece, semanalmente, o curso completo sobre NR35, com aulas práticas e teóricas, envolvendo normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura, análise de risco e condições impeditivas, riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura, medidas de prevenção e controle, sistemas de proteção, condutas em situação de emergência e outros conteúdos. As aulas acontecem no Centro Profissional da Construção Civil, em Jacarepaguá.
A próxima turma acontece na quinta-feira (19) e está com inscrições abertas.
SECONCI, 18/nov