terça-feira, 24 de setembro de 2013

QUARTO E SALA - Parede para quê? Veja cinco casas que integram as áreas íntima e social

Misturar quarto e sala não significa bagunça ou falta de privacidade. Integrados, estes dois ambientes podem ser funcionais e ainda ter muito charme. A solução funciona muito bem para apartamentos pequenos e para quem mora sozinho. Porta de correr, biombo ou cortina são algumas soluções de decoração para uma união bem-sucedida. Inspire-se com cinco projetos e coloque as paredes abaixo.


Como um livro aberto
Quando a metragem é reduzida, como no apartamento de 67 m², integrar ambientes cria a sensação de amplitude. No projeto do escritório de arquitetura dt.estúdio, a única divisória entre quarto e sala é uma cortina de linho, que, quando recolhida, expõe a cama. Em vez de armário embutido, há um antigo guarda-roupa espelhado. Um baú, atrás da cama, e módulos com rodízios, nas laterais, servem de pontos de armazenamento.



Sem divisórias
A cabana de pescador foi transformada em casa de hóspedes na propriedade do publicitário Wilfredo Gomes. A arquiteta Deborah Cordovil recuperou a construção e integrou todos os ambientes. O grande sofá vira cama de casal. Logo ao lado fica a mesa de jantar e uma pequena cozinha. O banheiro fica “escondido” atrás de um biombo.



Problema superado
O morador Bruno Poppa queria integrar todos os ambientes do apartamento. Entre a suíte e a sala, os arquitetos do Superlimão Studio encontraram um pilar e, para disfarçá-lo, instalaram painéis de madeira. Se Bruno quiser preservar sua intimidade, é só fechar o quarto puxando-os para a lateral. Eles se escondem entre os armários azuis.



Casa para um
O apartamento de Marcelo Andrade tem só 42 m², mas é muito funcional. “Nossa maior sacada foi demolir a parede entre o único quarto e a sala para criar uma nova removível”, diz o designer de interiores Gabriel Valdivieso. Ou seja, uma porta de correr separa os ambientes quando o morador quer privacidade. Sem área de serviço, já que o prédio tem lavanderia coletiva, o projeto ficou inteiro aberto. “Mandei quebrar todas as paredes possíveis. Não faz sentido ter divisões quando se mora sozinho”, diz Marcelo.



Cama nas alturas
O quarto do fotógrafo Lufe Gomes fica suspenso em um mezanino metálico. O 1,20 m de altura é suficiente para ele dormir no colchão colocado direto no piso. Como trabalha em casa, o escritório fica embaixo. Tudo é integrado com a sala, à esq., e a cozinha, em frente. O apartamento, de 60 m² e pé-direito alto, virou um loft.


23/09/2013 - 11H24 - POR CASA E JARDIM