Nesta semana, foram divulgadas novas imagens que mostram como será a nova sede da Apple na cidade de Cupertino (EUA). O prédio principal, apelidado de "disco voador", abrigará cerca de 12 mil funcionários. O custo total da obra será de cerca de US$ 5 bilhões (cerca de R$ 11 bilhões), segundo a revista BusinessWeek , a construção deve começar no ano que vem.
Criação de Steve Jobs
Steve Jobs supervisionou de perto a criação da nova sede. Em sua última aparição pública, em junho de 2011, Jobs apresentou o projeto pessoalmente em sessão de debates organizada pela prefeitura de Cupertino.
Seguindo a obsessão de Jobs por materiais e formas, a parte exterior do prédio será praticamente inteira de vidro curvado. Em sua apresentação, Jobs se orgulhou do novo projeto é observou que "não haverá um centímetro de vidro reto em todo o prédio". Outra característica interessante do prédio é que praticamente não haverá componentes de plástico no interior do prédio. Mesmo detalhes como maçanetas ou corrimões serão de madeira ou metal.
A nova sede se destaca ainda por sua preocupação ecológica. Em torno dos prédios a Apple plantará mais de 7 mil árvores de 300 espécies. Ainda segundo a reportagem da Bloomberg, o consumo de energia será equivalente ao de 4 mil casas. A empresa usará painéis solares e outras tecnologias sustentáveis para reduzir o impacto ambiental da construção.
Estacionamento no subsolo
Lobby de um dos pavilhões do campus, que terá um auditório no subsolo para 1.000 pessoas
Visão externa do pavilhão
Caminhos bucólicos dentro do campus
Corredores internos
Corredores internos
Café para os funcionários
Área interna do prédio circular, com espaços abertos para trabalhar ou fazer um descanso
Entrada para funcionários