sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Multiuso ganha espaço rio mercado


O Rio de Janeiro vive um boom de empreendimentos que apontam para algumas das principais tendências no mercado imobiliário: projetos de concepção multiuso, distritos corporativos e clubes condomínio. Os empreendimentos multiuso atendem a uma mudança de comportamento de moradores das grandes cidades, que consideram o fato de trabalhar próximo ao local de moradia como ganho na qualidade de vida.

Com essa forte tendência, os multiusos estão entre as melhores opções de investimento, pois têm como apelo justamente a possibilidade de evitar os transtornos cada vez mais comuns nos centros urbanos, como trânsito congestionado, que chega a consumir até 25% do tempo das pessoas.

Isso porque, nesses empreendimentos, o comprador precisará se deslocar menos pela cidade, já que centros de compras, restaurantes, consultórios, salas comerciais e torres corporativas farão parte do mesmo espaço em que ficam os prédios residenciais. 

A aposta das incorporadoras em complexos multiuso deve atrair investidores que veem nesses empreendimentos uma forma de conseguir renda com aluguel ou lucro com uma revenda. Além disso, a maior parte desses complexos multiuso está sendo construída em regiões com grande potencial de valorização.

Cláudio Tavares de Alencar, professor do departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP e João da Rocha Lima Jr, professor titular de Real Estate da Poli USP - autores do livro "Real State: fundamentos para análise de investimentos" - alertam que o investidor deve levar em conta o potencial de cada edifício em que vai investir - entre os que são oferecidos nos multiuso - e se há sinergia entre eles, como, por exemplo, o shopping contar com lojas de alta conveniência e atender ao público que trabalha ou reside, e os hotéis poderem contar com salas de reuniões e eventos. Empreendimentos desse tipo espalham-se pela cidade, em áreas como o Porto e a Barra da Tijuca, acompanhando o ritmo de expansão e valorização dessas regiões.



O Globo, Especial Mercado Imobiliário, 28/nov