terça-feira, 5 de novembro de 2013

Via Binário revela construções do Rio antigo


A nova Via Binário guiará motoristas e pedestres por um pedaço do Rio antigo que muitos cariocas desconheciam. Ou só tinham visto por fotos. Ao longo dos 3.500 metros da nova via, paralela à Avenida Rodrigues Alves, nos bairros da Saúde e da Gamboa, encontra-se uma expressiva concentração de armazéns, duas igrejas, uma praça e dezenas de sobrados e construções do séculos XVIII, XIX e XX. Entre os preciosos exemplares da arquitetura que podem ser vistos na região, está, por exemplo, a Igreja de Nossa Senhora da Saúde, de influência barroca, uma das mais antigas da cidade, fundada entre 1742 e 1750 como capela de uma chácara que existiu por lá. Também fica naquela rota a capela Santo Cristo dos Milagres, erguida em 1850 como pagamento a uma graça alcançada por marinheiros portugueses que sobreviveram a um naufrágio na Ilha Terceira dos Açores. Duas belezas arquitetônicas que poderão ser admiradas no vaivém - ou no para e anda - do trânsito na área do Porto

Pela imponência e localização, os cinco prédios do Moinho Fluminense, de 1887, também se destacam. O percurso revela ainda a Praça da Harmonia e o batalhão da polícia, além de sobrados e casas do Morro da Saúde.

- É uma região da cidade onde há muitas construções interessantes, que valem a pena ser vistas. Além do Moinho Fluminense, temos ali o prédio do Albergue da Boa Vontade, a primeira obra modernista do Rio, de Affonso E. Reidy, de 1930. Também vale a pena conhecer o Centro Cultural José Bonifácio, do século XIX, construído a pedido de Dom Pedro II pelo arquiteto Francisco Bittencourt da Silva para abrigar uma escola - cita o arquiteto e urbanista José Pessôa, do programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF.

Testes já revelaram imagens

O presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Washington Fajardo, compara o impacto urbanístico da abertura da Via Binário ao da construção da Avenida Central, atual Rio Branco, no século XX.

- Vai permitir a redescoberta de um patrimônio da cidade que as pessoas não viam.

E até construções mais recentes, como a Cidade do Samba, inaugurada em 2006. Algumas imagens da nova via já vêm circulando na internet desde que a prefeitura abriu a Via Binário para testes. Algumas mostram os túneis e outras, paisagens descortinadas pela nova rota. Na segunda-feira, no primeiro dia sem Perimetral, os cariocas foram às redes sociais para despedidas. Um dos posts sintetiza o sentimento de parte dos moradores da cidade, embora a demolição seja polêmica: "Vá com Deus Perimetral. E que venha o novo".



O Globo, Simone Candida, 05/nov