segunda-feira, 9 de junho de 2014

BarraShopping chega a sua sétima expansão


"Eu resolvo minha vida no BarraShopping". É assim que Jussara Raris, superintendente do complexo BarraShopping/New York City Center, defende o gigante que cresce junto com a Barra, recebendo cem mil pessoas por dia, de segunda a segunda. Na inauguração, em 1981, eram apenas cem lojas em um único piso; hoje com quatro quilômetros de vitrines e mais de 600 lojas, ele chega à sua sétima expansão. A nova área, um investimento de R$ 243,9 milhões, será aberta ao público nesta terça, a partir das 15h. Foram acrescentados 35 mil m² de área construída, onde estão 55 novas lojas, em três níveis, que vão da portaria A à C, com várias ligações internas.

Entre as marcas internacionais famosas que chegam à expansão, estão a queridinha das adolescentes Forever 21 - que gerou filas constantes e grande rebuliço em sua inauguração surpresa no VillageMall, em março -, GAP, Sephora, Guess, Desigual, Dessange Paris Brasil, Hurley e Nautica, marca americana que abre sua primeira filial na América Latina. O estacionamento subterrâneo, com 628 vagas, é outra novidade.

- A ideia é manter o conceito de ser um shopping completo: 65% dos visitantes são moradores da Barra, e os outros vêm de toda a cidade. O poder de atração se deve também à quantidade de empresas no entorno - diz Jussara, salientando que, no último ano, houve aumento de 3% no número de carros no estacionamento.

A Multiplan, administradora do shopping, prevê a criação de dez mil vagas de empregos diretos e indiretos com as novas operações. O Centro Médico, conta Jussara, será o próximo a passar por ampliação.

Entre as novas opções de alimentação estão Bacio Di Latte, Café Suplicy, Chez Bonbon, Fini, PJ Clarke's, FOM, Starbucks e Mori Sushi Ohta. Este último é um dos restaurantes japoneses de maior sucesso em São Paulo.

O Barra Kids, espaço exclusivo para crianças de até 10 anos, se mudou para a nova área, duplicando seu tamanho. Agora, tem capacidade para 80 crianças e novas atividades: cantinho de leitura, brinquedoteca, cineminha, estações de games (Wii, PS4 e Xbox One), camarim, espaço para artes manuais, pista de automodelismo, minigolfe, sala de videokê, oficina de carro e campo de futebol. O espaço inclui espaço para bebês de até 2 anos, um fraldário e um salão exclusivo para festas de aniversário.

Até o início da semana passada, eram poucas as lojas com acabamento finalizado. A ansiedade entre lojistas e administradores diante de toda a poeira e dos tapumes que ainda cobriam o espaço era grande, mas todos estavam confiantes na entrega da obra para esta terça-feira.

A fachada toda envidraçada da nova área reflete o novo projeto de arquitetura do BarraShopping, que deverá se estender em breve para todo o ce ntro comercial. Mas o principal chamariz serão as grifes que desembarcarão no Rio via expansão. A italiana Zucchi Home Fashion, referência no cenário internacional, principalmente em produtos têxteis para o lar, é uma delas.

Outra novidade é a paulista Spezzato, há 28 anos no mercado, com lojas espalhadas pelo país. Comandada por Andréa Chammas Kurbhi e por sua sobrinha, Roberta Nahas, a marca oferece moda feminina adulta e teen.

- A proposta da Spezzato é vestir a mulher para todas as ocasiões, com um visual moderno e sexy, sem ser vulgar. O BarraShopping tem um público bacana e é muito movimentado; aceitamos o convite (da administração) para vir na hora - conta Andréa, cujas clientes cariocas já reivindicavam uma loja no Rio.

As obras da expansão compreendem ainda a revitalização da fachada nas entradas A e B; a reforma de lojas próximas ao espaço, com novo modelo arquitetônico, e a construção de banheiros e acessos, como escadas rolantes e comuns.

Últimos ajustes para a inauguração

Na decoração da loja predomina a combinação do preto com rosa. Círculos de espelhos no teto e estampas de caveira já dão ideia do ambiente ousado que Daniela Jaffé, à frente da Up2Date ao lado da mãe, Hedy Montenegro, prepara para a abertura de sua segunda loja (a primeira fica no Barra Garden). A marca oferece roupas, bolsas, sapatos e acessórios, explica Daniela, para garantir que a mulher saia pronta da loja seja para uma festa ou um passeio casual.

- É uma mistura de rock com chique. Teremos manequins suspensas, uma delas sentada num bambolê, com um visual sadomasoquista - diz Daniela, salientando que se inspira em lojas londrinas e vasculha blogs de moda. - Botamos luzes de boate nas cabines para a cliente que quiser se sentir em clima de night enquanto escolhe o look.

A estilista Patricia Veiga, dona da loja de sapatos que leva seu nome, quer atender mães e filhas. Depois das unidades em Itaipava e em Ipanema, ela chega à expansão do mall, em parceria com a amiga Ana Beatriz Toth, lançando mais modelos de sapatilhas confeccionadas artesanalmente, o carro-chefe da marca.

Criada em 1998 com o nome de Agilità Girls, a marca LITT', do grupo Agilità, que completa 30 anos, também aproveita a expansão para inaugurar sua loja de varejo na Barra.

Em outro segmento, a papelaria Casa Ribeiro, com 104 anos de existência, também garantiu espaço na área, onde abrirá sua sétima casa.

- Este é o maior shopping do bairro e traz agora uma faceta futurista, mais jovem e moderna. A expectativa é grande - diz Antônio Carlos Barroso, dono do negócio ao lado do filho Júnior, enquanto convida a equipe do GLOBO-Barra a entrar na loja com o pé direito.



O Globo, Jéssima Lauritzen, 09/jun