terça-feira, 24 de junho de 2014

Projeto de extensão do BRT Transoeste até o Jardim Oceânico, na Barra, sofre alterações


Uma obra que ganhará velocidade nos próximos meses, no Rio, é a expansão do BRT Transoeste até o Jardim Oceânico. O canteiro já foi instalado, mas o projeto para implantar sete estações a partir do Terminal Alvorada sofreu alterações de última hora, a pedido da Câmara Comunitária da Barra. O canteiro central da Avenida das Américas não será mais reduzido para a construção das pistas exclusivas. No acordo com a prefeitura, ficou acertado que uma das três faixas das pistas centrais já existentes em cada sentido será adaptada para receber os ônibus articulados do corredor expresso. A perda será compensada com a construção de novas faixas, eliminando-se parte dos canteiros laterais. O Transoeste liga hoje os bairros de Santa Cruz e Campo Grande ao Terminal Alvorada, na Barra. 

- A mudança fará diferença para a população. Esses canteiros (centrais), além de serem uma referência à história do bairro, são largos e contam com um grande número de árvores, que será preservado - afirmou o presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosck.

NOVA LOCALIZAÇÃO PARA TERMINAL

O prefeito Eduardo Paes negocia com o governo do estado outra mudança no projeto, sugerida pelos moradores. O terminal do BRT no Jardim Oceânico, atualmente previsto nas imediações do shopping Città América, pode ser deslocado para um ponto em cima da estação do metrô local. Pelo plano original, os passageiros do BRT no Jardim Oceânico teriam que percorrer uma longa passagem subterrânea até chegar à estação. Com a mudança, o terminal ficaria a poucos metros da entrada do metrô.

O Consórcio Rio Barra, responsável pelas obras da Linha 4 do metrô, confirmou apenas que estuda a mudança.



O Globo, 24/jun