segunda-feira, 18 de maio de 2015

Sonho sob encomenda


Construção de imóvel e economia parece um casamento pouco provável, principalmente em tempos de inflação alta. Uma alternativa para o consumidor que tem um terreno e quer reduzir os custos com a obra são as casas pré-moldadas, em média de 30% a 40% mais baratas do que os imóveis de alvenaria. Um levantamento feito pelo EXTRA em duas empresas que atuam no Estado do Rio mostra que é possível construir uma unidade nessa modalidade, em até 90 dias, a partir de R$ 39 mil, preço de uma moradia de dois quartos, feita pela MG Casas Rio.

Gilberto de Paiva, dono da empresa, explica que as construções são feitas em concreto armado e dentro das paredes há um preenchimento de sete centímetros de isopor.

- Essa placa não deixa o calor passar para dentro do imóvel. O aquecimento é cerca de 30% menor (do que em uma casa construída normalmente). O mesmo vale para os lugares frios: ela faz o efeito contrário. Aí,você economiza lareira - detalha.

Na hora da compra, cabe ao consumidor verificar tudo o que o projeto inclui, seja em mão de obra ou material. Na empresa Casas Paraná, por exemplo, os valores para a montagem são mais altos do que os da MG. Por outro lado, incluem mais componentes e serviços, como pintura e colocação de pisos e azulejos.

André Guilherme de Almeida, projetista e construtor técnico da Casas Paraná, destaca o tempo menor de obra como uma das principais vantagens.

-E a obra é mais limpa, porque as paredes não necessitam de emboço - explica.

É possível parcelar o valor da obra. A Casas Paraná aceita pagamentos, por etapas, em dinheiro, além do cartão Construcard, da Caixa Econômica - que financia materiais de construção -, e cartões de crédito Visa e Mastercard, para pagamento em até 12 vezes sem juros. A MG também aceita parcelamento durante a obra, em dinheiro, com entrada mais cinco parcelas variáveis, além do Construcard.

Restrição a alterações é lado negativo

Apesar das vantagens do custo baixo e da rapidez para erguer o imóvel, especialistas em construção civil chamam a atenção para alguns pontos negativos das casas pré-moldadas. Manoel Lapa, coordenador da Câmara de Engenharia Civil do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ), explica que elas não são indicadas para quem gosta de fazer modificações na casa:

- Você não pode crescer um outro cômodo ou tirar uma parede. As paredes são estruturais e sustentam a casa.

O mestre de obras Amaro Siqueira, de 68 anos - há 40 trabalhando no setor -, destaca que mudanças nas instalações hidráulica e elétrica são mais complexas:

- As instalações têm deslocamento mais difícil, pois as paredes são mais finas. As tubulações passam em locais específicos para elas, o que não há na parede de alvenaria.



Extra, Imóveis, 17/mai