quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Como empreender no setor da construção


Capacitar para criar oportunidades em meio à crise. Essa é a missão do projeto Reconstruir, lançado pelo Serviço Social da Indústria da Construção do Rio (SeconciRio), em parceria com o Sebrae. A iniciativa visa recolocar profissionais do setor no mercado de trabalho, ampliando a formação de profissionais da construção, principalmente os que foram demitidos nos últimos meses. A proposta é oferecer meios para que eles possam abrir seus próprios negócios. 

O projeto dá ao trabalhador a oportunidade de ampliar conhecimentos, aprender novas funções e se tornar empreendedor. O Seconci destaca que o programa foi criado com o objetivo de reduzir os impactos da crise que afeta o setor em todo o país. 

Segundo levantamento feito pelo Sindicato da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor respondeu por metade dos desligamentos de trabalhadores registrados no país nos últimos 13 meses. 

De maio de 2014 a maio deste ano, houve uma redução de 593.375 empregos com carteira assinada, considerando todos os setores. Desse total, 334.735 somente na construção, o equivalente a 56,4%. O Seconci divulgou o curso para trabalhadores de diversas construtoras. A intenção é formar também a mão de obra empregada.

Em meio à crise, uma ideia para reconstruir o trabalho

O projeto Reconstruir pode tornar um carpinteiro, um pintor, um encarregado ou um mestre de obras em um pequeno empresário. Lançado na Feira do Empreendedor do Sebrae, em novembro, o principal objetivo do programa, que é gratuito, é ensinar os trabalhadores do setor de construção a ter atividade autônoma e não ficarem à mercê do mercado. Segundo o Seconci-Rio, o momento é de retração e há previsão de mais demissões no setor. 

São três dias de aulas com exposição dos módulos 'Empreendedorismo para Começar Bem', 'O Micro empreendedor Individual', 'Passo a passo para a Formalização', 'Orçamento da Obra' e 'Plano de Negócios para Começar Bem'. Além disso, os alunos se atualizam com noções de sustentabilidade atendendo à nova demanda do mercado. Duas turmas já se formaram desde novembro deste ano. Gerente de Relações Institucionais do Seconci-Rio, Ana Claudia Gomes diz que o projeto foi criado como uma solução,ainda que temporária, para centenas de trabalhadores que foram demitidos do setor desde o ano passado.

 "É uma resposta a um momento de crise no país e no setor. A construção perdeu um número muito expressivo de mão de obra. E com a perspectiva nada positiva da economia, o tempo de retomada será demorado", disse. 

Ela conta que a parceria com o Sebrae foi fundamental para ampliar os temas, já que muitos trabalhadores procuram depois outros cursos de atualização e capacita- ção do próprio Sebrae, como de tecnologia sustentável. 

"Queremos que esses trabalhadores passem por uma qualificação que os deixe preparados a prestar serviço para a sociedade civil. Desde aprender a fazer orçamento a atender o público. Alguns se tornam empreendedores temporariamente. Mas o importante é ter uma alternativa neste momento", ressalta. 

Encarregado de obra, João Ferreira, de 63 anos, participou do projeto em novembro. Há 40 anos trabalhando em obras, ele diz que foi a primeira vez que se qualificou para atendimento do público.

"Trabalhei sempre para empresas. Fui desligado em agosto e soube do projeto depois. Já tinha meu próprio negócio e certamente me ajudou a empreender. Agora farei outros cursos sobre técnicas mais modernas e sustentáveis", afirmou. 

Segundo Ana Paula, o projeto será fundamental para qualificar centenas de operários do canteiros de obras da Vila Olímpica, de responsabilidade do Consórcio Ilha Pura (formando pela Carvalho Hosken e Odebrecht Realizações Imobiliárias). "Três mil operários serão desligados com o fim da obra e daremos as aulas no local", disse.

Inscrições abertas para a próxima turma em janeiro 

O curso do projeto Reconstruir é gratuito e voltado a todos os profissionais do setor, como carpinteiro, pintor, servente, encarregado de obra, mestre de obra, entre outros. No lançamento, o projeto também abriu oportunidades para os trabalhadores entrarem em contato com tecnologia sustentável, apresentando projetos do Sebrae.

A carga horária do curso é de 24 horas, divididas em três dias. O Seconci-Rio e o Sebrae já estão montando a próxima turma, com previsão de início das aulas para janeiro. O programa está com inscrições abertas.Os interessados devem procurar o Seconci-Rio, na Rua Pará 141, Praça da Bandeira. Mais informações pelo 2101-2555 (ramal 2628), setor de Desenvolvimento Institucional.



O Dia, Negócios e Carreiras, 30/dez