terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Prêmio Rio+Empreendedor homenageia personalidades


O Grupo de Líderes Empresariais do Rio de Janeiro (Lide-Rio) homenageou ontem 15 personalidades do Rio com o prêmio Rio+Empreendedor 2015, em evento realizado no Hotel Copacabana Palace, na Zona Sul. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, recebeu homenagem especial por sua atuação à frente da administração carioca, devido às transformações na cidade, consideradas as maiores pela qual o município já passou. Entre os premiados, está o presidente da construtora Carvalho Hosken, Carlos Carvalho, vencedor na categoria hotelaria, graças ao projeto de construção do hotel Hilton Barra Rio de Janeiro. Ao entregar o prêmio ao prefeito do Rio, o governador Luiz Fernando Pezão, que participou da cerimônia, disse que Paes soube vestir a camisa da cidade como ninguém e citou que ele levou adiante projetos que estavam na gaveta, como a revitalização da Região Portuária. 

"Ele fez tudo isso e ainda reduziu ampliou o índice de cobertura da saúde primária no Rio, que era vexatória", disse Pezão. Ao receber o prêmio, o prefeito do Rio lembrou a escolha da capital fluminense como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e disse que a vitória na candidatura como cidade-sede serviu como catalisador para que o município conseguisse tirar do papel projetos considerados importantes como a linha 4 do metrô e os corredores BRT, além da própria revitalização da Zona Portuária. "O Rio voltou a olhar para a frente. Sempre digo que 2016 será o ano de um novo ciclo para a cidade e mostramos ao mundo que temos capacidade e entregar todas as obras no prazo", ressaltou. 

Carlos Carvalho, vencedor na categoria hotelaria, comentou que o Hilton Barra é considerado um projeto importante para a região da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. "É um empreendimento que reafirma o padrão de excelência e que se combina com o Centro Metropolitano, o novo coração da cidade que a Carvalho Hosken está construindo na Barra", disse. A presidente do Lide-Rio, Andréia Repsold, disse que a premiação buscou reconhecer o trabalho das personalidades, cada uma em sua área de atuação. "E que vem contribuindo para que o Rio fique cada vez melhor, mais competitivo e com um futuro muito promissor. São pessoas que persistem e que realizam", afirmou. 

O Prêmio Rio+Empreendedor foi criado pelo Lide-Rio e Rio Negócios para reconhecer, homenagear e divulgar ações de empresários ou gestores públicos que contribuem para o desenvolvimento econômico, expansão do ambiente de negócios e a geração democrática de renda no Rio de Janeiro. Este ano, o Lide-Rio convidou também os vencedores do Prêmio Empreendedor 2015, realizado no dia 7 pela Agência Estadual de Fomento (AgeRio) para participar do evento. São 12 empreendedores de comunidades pacificadas do Rio de Janeiro beneficiados pelo Programa de Microcrédito Produtivo Orientado. 

Os grandes campeões de 2015 foram os empreendedores Marcelo Ramos e Gabriel Romualdo, donos do rótulo de cerveja artesanal Complexo do Alemão e de um bistrô que funciona na região. Foram premiados, na categoria Desenvolvimento Social, Maria Lúcia Horta Jardim, presidente da RioSolidário e primeira-dama do estado; na categoria Capacitação e Educação, José Augusto da Gama Figueira, presidente da Oi Futuro; na categoria Entretenimento, Roberto Medina, presidente do Rock in Rio; na categoria Financeiro, Júlio Bueno, secretário de Estado de Fazenda; na categoria Gastronomia, Arthur Repsold, presidente da GL Events Brasil, pelo evento Sirha 2015 / Mondial de la Bière; na categoria Hotelaria, Carlos Carvalho; presidente da Carvalho Hosken, pelo projeto Hilton Barra Rio de Janeiro; na categoria Indústria, Julia Haddad, presidente da P&G; na categoria Infraestrutura, Vicente Loureiro, diretor da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro, pela construção do Arco Metropolitano; na categoria Inovação, Lindália Sofia Reis, diretora de Inovação da Universidade Estácio de Sá; na categoria Logística, José Magela Bernardes, diretor-presidente da Prumo Logística, pelo projeto Porto do Açu; na categoria Moda, Carla Pinheiro, presidente da Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Rio de Janeiro (Ajorio); na categoria Comércio e Serviços, Paulo Stewart, presidente da Saphyr Shopping Centers; na categoria Regional Interior do Estado, Byung Su Oh, presidente da Hyundai Heavy Industries Brasil; na categoria Saúde, Romeu Cortes Domingues, presidente da Dasa; e na categoria Tecnologia, José Paulo de Oliveira, diretor de área do Setor Público da Cisco Brasil.



Jornal do Commercio, 15/dez