quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Desconto de até 40% no IPTU


Os contribuintes que quiserem pagar Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em cota única terão incentivos e descontos que chegam a 40%, concedidos por prefeituras de cidades da Região Metropolitana e do interior do estado. A pedido do EXTRA, oito municípios anteciparam o calendário de pagamento do tributo e a concessão de abatimento para pagamento em cota única ou em duas vezes.

A cidade de Itaboraí vai conceder 40% de desconto aos contribuintes que quitarem o imposto até 29 de fevereiro ou 10% no pagamento até o dia 31 de março. Já a prefeitura de São Gonçalo dará 12% de desconto para quem pagar o IPTU e Taxa de Coleta de Lixo em cota única. O prazo vai até o fim de janeiro, entre os dias 25 e 29, dependendo do final da inscrição imobiliária.

Já na cidade de Queimados, o abatimento será de 10% para o contribuinte que honrar a obrigação até o dia 31 de março. A novidade é que o morador que não tem o termo de proprietário do imóvel pode solicitar o carnê do IPTU em seu nome. Ele deve ter comprovante de residência (luz ou telefone), e levá-los com documentos de identidade à sede da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (Rua Alves, 68, no Centro), para marcar uma vistoria de técnicos da secretaria.

A relação de municípios: Itaboraí (10 a 40%), Itaguaí (5% a 10%), Cabo Frio (10%), São João de Meriti (7, 10 ou 15%), Duque de Caxias (7%), Niterói (7% ou 10%), São Gonçalo (12%) e Queimados (5 ou 10%).



Extra, Pollyanna Bretas e Rafaella Barros, 10/dez