terça-feira, 30 de agosto de 2016

Corretor: regulamentação da profissão completa 54 anos


Foi comemorado no sábado o Dia do Corretor de Imóveis, profissional que tem missão de assessorar e garantir a segurança das pessoas durante todas as etapas de realização do sonho de comprar a casa própria, tão desejada pelos brasileiros. Em plena reformulação de sua formação, este ano a profissão comemora os 54 anos da regulamentação no país. 

A assessoria de um corretor de imóveis é sinônimo de bom negócio, pois quem vai comprar precisa de referências que vão além das visitas aos imóveis, explica Roberto Marinho, diretor da Brasil Brokers Niterói. Segundo ele, um bom corretor sabe que quem compra um imóvel está adquirindo um sonho.

"É fundamental que a pessoa seja bem assessorada no momento em que ela vai realizar, na maioria das vezes, o maior sonho da vida, que também é a conquista de seu maior patrimônio. Além disso, esse também é o momento em que se vai assumir um financiamento de longo prazo, por quase toda a vida", lembra Roberto. 

Estudos mostram que as pessoas levam, em média, entre 4 a 6 meses na procura de um imóvel para comprar, e, segundo o diretor da Brasil Brokers Niterói, a ajuda do corretor nesse momento sempre é capaz de tornar essa busca mais assertiva.

"É preciso contar com alguém que conheça plenamente as necessidades e as possibilidades de cada possível comprador. Além disso, os serviços de transporte, comércio, escolas, segurança, entre outros, são informações de extrema importância para o negócio, mas impossível de ser totalmente catalogada. Isso apenas um bom corretor é capaz de oferecer", afirma Marinho.

A profissão surgiu no início do século XX quando o desenvolvimento das cidades criou a necessidade de um intermediador nos processos de compra, venda e aluguel de imóveis.

Conforme determina a lei 6.530/78 "o exercício da Profissão de Corretor de Imóveis será permitido ao possuidor do título de Técnico em Transações Imobiliárias", que é fornecido por estabelecimento de ensino, para quem concluir o curso de Técnico em Transações Imobiliárias, mais conhecido como TTI.

"Além de foco, determinação, motivação e disciplina, o profissional deve encarar a corretagem como profissão e não como uma atividade paralela, estudando e pesquisando sobre o mercado e temas correlacionados. E, também, ter em mente onde quer chegar, realizando sonhos e prestando serviço com excelência", comenta Jorge Henrique Alves da Silva de 41 anos, que há seis exerce a profissão. 

O Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci) é um órgão de fiscalização da profissão, criado em 1962, no mesmo dia em que foi criado o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci). Embora complementares em suas funções, Cofeci e Creci têm finalidades diferentes. Ao Conselho Federal cabe orientar, supervisionar e disciplinar o exercício da profissão em todo o território nacional. Os Crecis, por sua vez, têm todos os poderes nos campos da fiscalização e do registro profissional dos corretores. 

"Hoje um bom profissional, para ter sucesso no mercado, precisa de aperfeiçoamento constante. Além do feeling para entender as necessidades dos clientes, precisamos dominar os produtos, mercado, economia, e estar tecnologicamente preparados para o mundo digital. Postura e domínio são o que precisamos para atender da melhor maneira os nossos clientes", ressalta a corretora Deborah Alvim Flora, de 28 anos, que pertence a uma família de várias gerações de corretores.

Parâmetros

O processo de compra e venda de imóveis não é uma tarefa simples. É preciso conhecer todos os aspectos relacionados ao mercado imobiliário para que tanto o comprador quanto o vendedor se sintam seguros e realizados ao final da negociação imobiliária. Ficou para trás a época em que o corretor de imóveis era considerado um simples aproximador de partes. Atualmente este profissional necessita de uma especialização completa, como explica o presidente do Creci-RJ, Manoel da Silveira Maia.

"A grade do curso de formação é bem diversificada e vai desde matemática até arquitetura. Ao todo são nove matérias. No entanto, já existe um projeto para que essa formação seja reformulada. Acreditamos que o corretor precisa de uma formação mais completa, e para isso pretendemos ela seja feita através de uma formação de nível superior. Mas, ainda que não possua a formação que consideremos a ideal, o corretor de imóveis é um profissional imprescindível, é a garantia que o cidadão possui, uma vez que se trata de um profissional extremamente fiscalizado. O intermédio dele quase sempre serve como uma valiosa garantia. É um verdadeiro defensor da sociedade", conclui Maia.



O Fluminense, Habitação, 29/ago