sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Jardins de um discípulo de Burle Marx


Às vésperas da Olimpíada, faltava à Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), no Leblon, dinheiro para qualquer melhoria, incluindo uma necessária repaginada no visual. Solidário, o paisagista niteroiense Alexandre Monteiro entrou em campo e presenteou a Deat com um novo jardim. A ação fez parte de uma força-tarefa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio para ajudar a delegacia.

Em Niterói, Alexandre assina diferentes trabalhos, como os belos jardins do Country Clube de Pendotiba e o paisagismo da Maternidade São Francisco e de muitas residências. O talento do niteroiense, com 22 anos de carreira, pode ser medido pelo jardim da casa de sua família, em Pendotiba, frequentemente solicitado como cenário para fotos de noivas e por editoriais de moda. Há também os curiosos que vez ou outra batem no portão atrás do "famoso jardim da Rua das Árvores".

Formado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio, ele fez escola também no escritório Burle Marx, onde começou a trajetória como paisagista, em 1994. Hoje ele é o engenheiro agrônomo responsável técnico pelo escritório, comandado pelo maior discípulo de Burle Marx, Haruyoshi Ono. Como fazia o mestre, ele gosta de conhecer o local e acompanhar todo o processo de execução de um jardim.

- Para a realização de um bom trabalho é preciso bom senso, estar em sintonia com meio ambiente, entender as expectativas do cliente e proporcionar-lhe a oportunidade de participar do projeto - explica ele, dizendo que, em tempos de crise, uma alternativa ao projeto paisagístico tradicional é a contratação da consultoria de um profissional. - Na consultoria, o paisagista avalia aspectos como a topografia do terreno, a vegetação do entorno e a luminosidade.

Na cidade, ele compra plantas no Sítio Carvalho e na Florália. Alexandre também cultiva suas próprias plantas, em Pendotiba. O site do paisagista é emporiodasplantas.com.br.



O Globo, Ana Cláudia Guimarães, 26/ago