terça-feira, 23 de agosto de 2016

O mundo redescobriu o Brasil


Os Jogos Olímpicos foram um absoluto sucesso. Resultado do trabalho de cada operário que construiu os estádios, o metrô, a Vila Olímpica; de cada carioca que informou corretamente o destino aos turistas; de cada garçom que serviu com toda presteza e boa vontade; de cada motorista que não alongou o trajeto para seu passageiro; de cada atleta que teve fair-play; da dedicação dos voluntários e dos profissionais de todas as áreas envolvidas em cada detalhe para receber a maior competição esportiva do mundo. O Brasil fez um extraordinário evento e essa obra é toda ela do povo brasileiro.

O Rio de Janeiro é um cenário inigualável. As praias, a Baía de Guanabara, as montanhas mergulhando no mar, a paisagem natural e as plantas escolhidas por Burle Marx compõem uma beleza de tirar o fôlego de Michael Phelps. Os pessimistas, entretanto, sempre colocaram nas previsões um "MAS" para retirar dos brasileiros a capacidade de organização para receber a Rio 2016. Mas... erraram.

As instalações esportivas foram excepcionais. Os atletas brilharam. Bateram 27 recordes mundiais e 92 olímpicos. O Brasil conquistou 19 medalhas, com o melhor resultado em toda história. Foi um passo para melhorar ainda mais nos próximos Jogos. É importante competir, porque só quem disputa vence. E colocamos vários atletas em novas modalidades, além de melhorar o resultado programado em várias delas, o que demonstra grande evolução. Saltaremos no futuro inspirados no exemplo de Thiago Braz, nosso recordista olímpico do salto com vara. Ou em Isaquias Queiroz, nosso herói da canoagem com sua coleção de três medalhas numa mesma competição. No exemplo de superação incontestável da judoca Rafaela Silva, que venceu a pobreza e o preconceito com um golpe de decência e paixão pelo esporte.

Os exemplos de superação foram muitos. A Seleção Brasileira de Futebol finalmente conquistou o único título que nos faltava na nossa imensa galeria de vitórias. Temos enfim um ouro olímpico recebido no gramado sagrado do Maracanã. Um time que se superou, foi do descrédito ao olimpo abrindo um caminho que o Brasil deve seguir também em outros campos.

Mostramos a fibra de que somos feitos quando o líbero Serginho entrou em quadra novamente carregando o orgulho de vestir as cores da Seleção Brasileira de Voleibol. Garra, vigor, entusiasmo, companheirismo, talento e lealdade são atributos da trajetória desse exemplo para várias gerações de brasileiros. Os jogadores venceram não só os adversários, mas também as dores, contusões e os seus limites. Formaram um conjunto espetacular.

Esse espírito de trabalho conjunto é que nos dá um exemplo de como trabalhar pelo Brasil. Vamos continuar a manter os grandes projetos no Ministério do Esporte e será mantida nossa política esportiva para nos tornamos no futuro uma potência olímpica. O Brasil investiu R$ 4 bilhões numa rede nacional de treinamento que continuará formando novos esportistas em várias modalidades. Vamos buscar parceiros na iniciativa privada para avançar ainda mais. Além disso, continuaremos com o trabalho de nossas Forças Armadas, que dão condições para o treino e para a evolução de vários medalhistas olímpicos. Exército, Marinha e Aeronáutica são os maiores celeiros de vencedores desta competição. Foram 12 os atletas militares a subir no pódio na Rio 2016.

Foi uma grande vitória. E muito além das arenas de competição. No Boulevard Olímpico, caminhando ou no VLT, uma multidão circulou numa área recuperada para a cidade. Muitos turistas estrangeiros felizes passaram por Ipanema, Copacabana, Barra da Tijuca... E 87% deles querem voltar. Foram 98,7% a dizer que a viagem atendeu todas as suas expectativas. A hospitalidade foi elogiada por 92% dos brasileiros e 98% dos estrangeiros. Nossa segurança foi muito bem avaliada, assim como os serviços de hotelaria e nossa culinária mostrou toda sua riqueza e sabor.

A festa de encerramento foi exatamente isso: uma festa alegre, celebração de povos e todos juntos sambando sob a chuva que lavou a alma dos brasileiros nestes Jogos Olímpicos inesquecíveis. O Rio de Janeiro mostrou ao mundo que o Brasil sabe fazer de forma competente, organizada e eficiente o maior evento do mundo. O Rio conquistou o mundo.

A partir de agora, todos os esforços do governo federal serão para que o Brasil reconquiste sua posição merecida no cenário econômico e na diplomacia internacional. Vamos trabalhar para superar todos os desafios e limites impostos nos últimos anos. Temos somente uma certeza: vamos vencer. Um imenso agradecimento ao Rio de Janeiro e a todos brasileiros por fazerem do Rio 2016 um evento maravilhoso. Vamos continuar nosso trabalho em harmonia e paz.



O Globo, Opinião, Michel Temer, 23/ago