sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Obra do VLT revela história centenária


Escavações do VLT Carioca revelaram ossadas de quinze pessoas que teriam pertencido à elite do século XVII, no Centro do Rio de Janeiro, onde era localizada a Igreja de São Joaquim. Erguida em 1758, a igreja foi demolida em 1904 durante reformas sanitárias promovidas pelo prefeito Pereira Passos, durante a sua gestão entre entre 1902 e 1906.

Atualmente, a igreja cedeu lugar a um trecho da Avenida Marechal Floriano e é cenário de obras da Linha 3 do VLT, que ligará a Central do Brasil à Avenida Rio Branco. Ainda durante as escavações, outros dois sítios arqueológicos foram descobertos: entre as ruas Camerino e a Visconde da Gávea e no Largo de Santa Rita.

No Largo está localizada a Igreja de Santa Rita, em homenagem à Santa Rita, conhecida como 'Santa do Impossível'. O novo trecho do VLT vai passar na porta da igreja e em cima de um antigo cemitério, onde eram sepultados escravos que não resistiam à viagem nos navios negreiros.

Todas as ossadas encontradas serão levadas para um laboratório da Uerj para limpeza e análises. O intuito da pesquisa é descobrir a quem elas pertenciam.

Em nota, o VLT informou que a pesquisa no local "vai delimitar a área ocupada pela igreja e identificar uso de objetos e seus possíveis fragmentos encontrados no local, como garrafas, cerâmicas, entre outros".



O Dia, Rio de Janeiro, 24/ago