segunda-feira, 3 de setembro de 2018

No Rio, retomada do mercado tem ritmo ainda lento


Sentada à beirado lago queé palco para uma espécie de show de águas ao som de música clássica no jardim dopar quede lazer do Ilha Pura, a comerciante Fátima Rangel, de 49 anos, conversa o filho Matheus. Ela vai se mudar em dezembro, mas já aproveita a estrutura do empreendimento.

- Como moramos perto, já consigo vir aqui. Estou tranquila. Matheus vai se casar e ficará no apartamento em que moramos hoje. Venho com uma das minhas filhas para um dois quartos mais espaçoso que o meu atual três quartos - conta ela, que comprou o imóvel em 2014, antes da Olimpíada.

Outros futuros vizinhos de Fátima já fazem da ex-Vila dos Atletas da Rio 2016 uma espécie de clube de lazer enquanto a mudança não acontece.

O empreendimento tem 3.604 unidades distribuídas em 31 edifícios de sete condomínios. Todos prontos. E, até agora, quase todos vazios. O sinal verde para mudar veio há pouco. E a estimativa éque cerca de120 famílias passem o Natal deste ano no Ilha Pura.

O movimento nos edifícios está restrito aos três condomínios com unidades à venda: Millenio, Viure e Saint Michel. Cada um deles conta com área de lazer própria - piscinas, churrasqueira, academia de ginástica, salões de festa, entre outros es paços. Jáo parque, com ciclovia, pista para correr, quadras de tênis e pista de skate, está todo aberto.

Para manter esse "bairro" ainda despovoado, a Carvalho Hosken depende de uma equipe de 350 funcionários, entre diretos e terceirizados. É um investimento de vulto, mas que mira lá na frente:

- A estrutura atual ocupa um terço do terreno. Futuramente, haverá expansão. Em dois anos teremos um centro de conveniência; depois, um shopping. Também avaliamos área para escolas -destaca Ricardo Corrêa, diretor de marketing da empresa.

A construtora está atenta à expansão da região. São dela o Rio 2, outro condomínio bairro nas imediações do Parque Olímpico, e o Península.

A Carvalho Hosken aluga unidades em estoque. O inquilino, depois, tem a opção de transformar o valor pago pelo aluguel por um período em entrada pelo imóvel, caso decida comprá-lo. Essa estratégia pode ser adotada no Ilha Pura.



O Globo, Glauce Cavalcante, 03/set